Judô brasileiro está escalado para os Jogos Sul-Americanos



O judô brasileiro vai para a disputa dos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 com uma equipe que mescla juventude e experiência. Duas das maiores estrelas da delegação brasileira nos Jogos serão Ketleyn Quadros, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e David Moura, número cinco do mundo entre os pesados. Entre os novatos estão Gustavo Assis e Renata Januário que fazem sua primeira competição defendendo a seleção brasileira principal e Jéssica Pereira, vice-campeã mundial júnior no ano passado, que espera melhorar seu desempenho na sua segunda competição com a seleção principal.

“Estou me preparando para ir com tudo para os Jogos Sul-Americanos. Quero lutar melhor do que no Grand Slam de Paris, que estava muito forte. Espero ganhar uma medalha, pois estou treinando muito pra isso acontecer!”, disse Jéssica Pereira.

Quem já tem experiência na competição é Ketleyn Quadros. Ela foi a porta-bandeira do Brasil na última edição dos Jogos Sul-Americanos, em Medelín, na Colômbia, quando conquistou o ouro na categoria leve. Depois de duas competições fortes na Europa, o Aberto Europeu de Roma quando ficou em quinto e o Grand Prix de Dusseldorf onde faturou o bronze, Ketleyn Quadros está confiante em mais uma boa participação no mais importante torneio poliesportivo da América do Sul.

“Eu estou me sentindo muito bem, confiante e motivada. As minhas expectativas para os Jogos são as melhores possíveis”, disse Ketleyn, primeira brasileira a ganhar medalha em esportes individuais em Olimpíadas e atual número seis do mundo.

Já David Moura tem uma motivação familiar para dar sequência à boa fase que está vivendo em 2014. O pai dele, Fenelon Oscar Muller, atleta da seleção brasileira entre 1974 e 1978, foi campeão sul-americano em 1975, mesmo ano que faturou o bronze no Pan-americano da Cidade do México.

“É a primeira vez que vou lutar um torneio sul-americano. Espero aproveitar essa chance de conquistar um título que eu ainda não tenho”, disse David, prata no Grand Slam de Paris, um dos torneios mais tradicionais do calendário mundial.

A campeã olímpica Sarah Menezes estava convocada para a competição mas se lesionou durante os treinos desta semana e não poderá lutar. A jovem Gabriela Chibana será a sua substituta.

Os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 marcam a décima edição do evento poliesportivo mais importante do continente, que teve sua primeira edição, justamente, na capital chilena em 1986. O Brasil participou de todas as edições do evento. Na edição deste ano, serão 13 países em ação, além do Brasil: Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela participam da competição que acontece a cada quatro anos.

Logo após a participação nos Jogos Sul-Americanos, a seleção brasileira participará dos Abertos Pan-americanos de Montevideo (17 e 18 de março) e Buenos Aires (22 e 23 de março). E entre 12 e 23 de março acontece um Treinamento de Campo Internacional em Saquarema, região dos Lagos do Rio de Janeiro, que contará com a presença das seleções principais e de base do Brasil, além de oito países convidados: França, Rússia, Holanda, Alemanha, Eslovênia, Finlândia, Portugal e Mongólia.

Confira abaixo a lista dos atletas convocados para as três competições:

Jogos Sul-Americanos


Gabriela Chibana (48kg)
Jéssica Pereira (52kg)
Ketleyn Quadros (57kg)
Mariana Silva (63kg)
Bárbara Timo (70kg)
Renata Januário (78kg)
Claudirene Cezar (+78kg)

Breno Alves (60kg)
Vinicius Sakamoto Leal (66kg)
Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg)
Gustavo Assis (81kg)
Eduardo Santos (90kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
David Moura (+100kg)

Abertos Pan-americanos de Montevideo e Buenos Aires

Gabriela Chibana (48kg)
Nathália Brigida (48kg)
Raquel Silva (52kg)
Flávia Gomes (57kg)
Katherine Campos (63kg)
Mariana Silva (63kg)
Samanta Soares (78kg)
Rochele Nunes (+78kg)

Allan Kuwabara (60kg)
Eric Takabatake (60kg)
Luiz Revite (66kg)
Marcelo Contini (73kg)
Eduardo Bettoni (90kg)
Hugo Pessanha (100kg)

Fonte:
Ministério do Esporte



28/02/2014 15:13


Artigos Relacionados


Vôlei brasileiro feminino é bronze nos Jogos Sul-Americanos

Grupo brasileiro de ginástica rítmica é tetra nos Jogos Pan-Americanos

Tiro esportivo brasileiro chega à quinta medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2011

Judô encerra jogos com pódio em todas as categorias

Ginastas são convocados para Jogos Sul-Americanos

Seleção feminina chega para os Jogos Sul-Americanos