Judô encerra jogos com pódio em todas as categorias



A delegação brasileira terminou a participação nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, sendo a única com todos os atletas subindo ao pódio. Foram 14 medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e sete de bronze. Nesta sexta-feira (14), os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro. Com o David Moura – um dos judocas brasileiros contemplados pelo Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte –,  na categoria mais de 100kg, e com a Claudirene Cezar, no mais de 78kg. A última medalha nacional foi conquistada pelo estreante em Jogos Rafael Buzacarini, que levou o bronze na categoria menos de 100kg.

O destaque brasileiro no último dia de combate foi o matogrossense David Moura, que chegou até o ouro depois de vencer todas as lutas por ippon. Sexto do ranking mundial, David disputou pela primeira vez uma competição Sul-Americana. A paixão pelo judô é de família, com o pai e o tio ex-atletas da seleção brasileira.

“Estou muito feliz, porque é um título que eu sempre quis ter. Sempre ouvi história quando criança do meu pai e do meu tio que já conquistaram esse título.  Hoje eu consegui levar essa medalha e dar sequência e orgulho aos meus familiares", revelou o atleta.  

Último a subir ao tatame para defender o País, Rafael Buzacarini entrou com a responsabilidade de garantir a equipe nacional todos os pódios da competição. “Todo mundo esperava uma medalha de ouro, porque eu estava preparado para disputar essa competição. Mas o bronze valeu porque foi o meu primeiro Sul-Americano e espero lutar mais Jogos assim”, disse o atleta.

Fonte:

Ministério do Esporte



14/03/2014 17:47


Artigos Relacionados


Brasil conquista pódio em todas as categorias do judô

Aluno de escola de São Vicente sobe ao pódio em competição de judô

Deputado diz que reajuste é para todas categorias

Edital premia 150 iniciativas em duas categorias, contemplando todas as regiões brasileiras

Canoagem brasileira domina o pódio dos Jogos Sul-Americanos

Bolsistas Pódio apontam Jogos Sul-Americanos como estratégicos