JÚLIO CAMPOS DEFENDE RECOMPRA DE EMBALAGENS NÃO BIODEGRADÁVEIS
Autor de projeto que prevê a obrigatoriedade da recompra de embalagens não-biodegradáveis por parte das empresas produtoras e importadoras de bebidas e alimentos, o senador Júlio Campos (PFL-MT) pediu o apoio do Senado para sua iniciativa. Ele a definiu como da maior relevância para a melhoria do problema do lixo das grandes cidades e para a economia de materiais usados no fabrico de embalagens.
- Uma lei nesse sentido tem ainda a vantagem de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, além de representar a criação de postos de emprego com a instalação da infra-estrutura logística necessária para o retorno dessas embalagens, argumentou o senador.
Júlio Campos considerou mesquinho o lucro auferido por empresas de alimentos e bebidas que preferem as embalagens não-retornáveis. Explicou que a higiene individual, proporcionada por quem lida com uma embalagem de uso único, contradiz a higiene coletiva pelo acúmulo de lixo causado pelo descarte de milhares de frascos de refrigerantes e potes de creme, geralmente feitos de vidro ou plástico não degradável que vão se acumulando nos lixões.
Conforme o senador, nos Estados Unidos já existe uma forte mentalidade a favor da reciclagem das embalagens não retornáveis. Ele disse que, em tampas de latas de cerveja e Coca-Cola, os fabricantes americanos já estão gravando um valor em centavos que o usuário receberá ao devolver a lata ao supermercado.
Júlio Campos reconhece que o Brasil já tem uma consciência embrionária dos problemas ambientais causados pelo lixo, mas sustentou que, sem um bom estímulo, muito material reaproveitável continuará sendo depositado em aterros sanitários. Em sua opinião, o maior estímulo para a reciclagem das embalagens é a remuneração pecuniária.
05/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto substitui embalagens plásticas por biodegradáveis
Novo laboratório da Embrapa desenvolverá embalagens comestíveis e biodegradáveis
Maria do Carmo propõe embalagens biodegradáveis para preservação do meio ambiente
JÚLIO CAMPOS DEFENDE REVITALIZAÇÃO DO PROÁLCOOL
JÚLIO CAMPOS DEFENDE ENSINO PÚBLICO
JÚLIO CAMPOS DEFENDE PRODUTORES DE LATICÍNIOS