JÚLIO CAMPOS DEFENDE ENSINO PÚBLICO



"É necessária uma ampla mobilização nacional para fazer cumprira obrigatoriedade do ensino fundamental", afirmou em plenário osenador Júlio Campos (PFL-MT), salientando que nenhuma autoridade, seja municipal, estadual ou federal, "jamais foi responsabilizada pelo crime de não oferecer o ensino fundamental de acordo com os ditames constitucionais".

Conforme o senador, cabe ao Ministério Público exigir do Poder Público o controle da obrigatoriedade do ensino fundamental, previsto no art. 208 da Constituição. Ele disse que os instrumentospara esse controle são o recenseamento escolar, que consiste no levantamento das pessoas até 14 anos residentes em cada município, e a chamada escolar, queatesta o efetivo atendimento a essas pessoas.

Júlio Campos frisou que a mobilização nacional, defendida por ele, deve abranger todos os segmentos envolvidos, direta ou indiretamente, com a questão do ensino, o que inclui os governos da União, estados e municípios e os órgãos que os controlam, professores e trabalhadores da educação, pais e responsáveis, entidades da sociedade civil e todos os brasileiros que se preocupam com o próximo e com o futuro do Brasil.

O senador lembrou que a recentecampanha "Toda Criança na Escola", promovidapelo MEC, levou 367 mil crianças de 7 a 14 anos que estavam fora do sistema de ensino a se matricularem nos 39 mil postos de matrícula distribuídos por 4.700 municípios.

A adesão de mais de 80% dos municípios brasileiros à campanha deve-se, na opinião do senador, aos critérios de distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização doMagistério, que privilegiam os estados e municípios com maior número de matrículas efetivas. "Cabe à sociedade civil organizar-se, sugerir e cobrar iniciativas dos responsáveis para que realmente melhore a qualidade do ensino público" - finalizou o senador.



30/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS DEFENDE POLÍTICA PARA O ENSINO SUPERIOR

JÚLIO CAMPOS DIZ QUE REDUÇÃO DOS JUROS EXIGE COMBATE AO DÉFICIT PÚBLICO

JÚLIO CAMPOS DEFENDE REVITALIZAÇÃO DO PROÁLCOOL

JÚLIO CAMPOS DEFENDE PRODUTORES DE LATICÍNIOS

JULIO CAMPOS DEFENDE DIREITO DE VISITA DOS AVÓS

JÚLIO CAMPOS DEFENDE PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL