JÚLIO CAMPOS RECLAMA APOIO PARA MATO GROSSO
O senador Júlio Campos (PFL-MT) sugeriu hoje (dia 23) que o governo federal conceda aos estados em dificuldadeso mesmo tratamento dado a São Paulo, que obteve a liberação deR$ 6 bilhões, destinados aosaneamento financeiro do Banespa.
No caso de Mato Grosso, Júlio Campos reivindica apenas que o governo cumpra compromissos assumidos e devolva 150 milhões de dólares utilizados em 1985 no asfaltamento de 1.200 quilômetros de rodovias federais. Esses recrusos, observou, foram provenientes deempréstimos contraídos pelo estado junto a organismos internacionais.
O senador sugere que esse dinheiro retorne a Mato Grosso na forma de obras de recuperação das mesmas rodovias - BRs 163, 070 e 158 - que agora se encontra em situação precária. Na época, segundo frisou, houve a promesse de que os empréstimos contraídos pelo estado, então governado por Júlio Campos,seriam ressarcidos pela União.
Outro pleito de Júlio Campos é quanto ao cumprimento de dispositivo da Lei Complementar 31/77, que desmembrou o estado, com a criação do Mato Grosso do Sul. Pela lei, a União deveria arcar, nos 10 anos seguintes à redivisão territorial, com 50% da folha de custeio do estado, mas isso só aconteceu nos quatro primeiros anos, durante o governo Geisel. Atualmente, segundo o senador, essa ajuda é inferior a dez por cento.
Júlio Campos fez ainda um apelo em favor doRio de Janeiro,solicitando que o Senado vote antes do recesso autorização para rolagem da dívida daquele estado. Em aparte, o senador Geraldo Melo (PSDB-RN), relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, disse que seu parecer favorável ao pedido está concluído e está recolhendo assinaturas para requerimento deurgência para votação em plenário.
23/06/1995
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚLIO CAMPOS DEFENDE REJEIÇÃO A EMPRÉSTIMO PARA MATO GROSSO
JÚLIO: MATO GROSSO É GRANDE FRONTEIRA AGRÍCOLA DO PAÍS
Estradas do Mato Grosso ficam intransitáveis depois de chuvas, reclama Taques
Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso
BEZERRA REINVINDICA APOIO FEDERAL PARA MATO GROSSO
Jayme Campos cobra concurso público para reforçar segurança do Mato Grosso