Jayme Campos cobra concurso público para reforçar segurança do Mato Grosso




Depois de informar que o Ministério Público do Mato Grosso apurou que uma das causas para o aumento da criminalidade no estado é o número insuficiente de policiais no combate aos que infringem a lei, o senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu ao governador Silval Barbosa que autorize a realização de concurso público para contratar investigadores e delegados de polícia. Os promotores recomendaram a contratação de pelo menos 2.300 policiais e 200 delegados.

Segundo Jayme Campos, o Ministério Público resolveu realizar o levantamento sobre a situação da segurança pública no Mato Grosso após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classificar o estado como a quinta região mais violenta do país. Além disso, o município de Juruena, na região norte, com população estimada em 9 mil habitantes, constou no Mapa da Violência de 2010, encomendado pelo Ministério da Justiça, como a cidade mais violenta do Brasil.

- Pais de família e jovens não podem mais continuar tombando num campo sem honra, vítimas do crime, enquanto burocratas frios fazem e refazem cálculos em seus gabinetes, alegando que o estado não dispõe de recursos para contratar e capacitar profissionais, investindo na segurança dos cidadãos. Vidas estão sendo desperdiçadas. Mães choram a morte de seus filhos e crianças ficam órfãs - afirmou Jayme Campos.

Em aparte o senador Valter Pereira (PMDB-MS) opinou que além de contratar policiais e delegados, o estado que quiser reduzir os índices de criminalidade em seu território deverá investir também em tecnologia e em uma polícia científica. Ele comparou que os agrupamentos de delinquentes se reúnem em organizações criminosas que dispõe de estrutura, armamento, inteligência e atuação sistematizada.



11/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso

Jayme Campos pede fim da insegurança no Mato Grosso

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"

Jayme Campos diz que, sem gás, Mato Grosso sofrerá "apagão"

Jayme Campos critica redução de repasses para a saúde pelo governo do Mato Grosso

Jayme Campos critica atendimento da saúde no Mato Grosso