Juros para pessoa física caíram mais uma vez em maio, diz Anefac



Os juros atingiram a menor média dos últimos 17 anos

As taxas médias de juros cobradas em seis linhas de crédito para pessoas físicas ficaram em 6,18%, em maio. O resultado é 0,07 ponto percentual inferior ao de abril e 1,63 ponto percentual abaixo da variação registrada em igual período do ano passado. No ano, a taxa ficou em 105,36%, com queda de 1,52% no período de 12 meses. É a quarta queda registrada neste ano e o menor índice da série histórica da pesquisa, iniciada em 1995 pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac)

O levantamento aponta também que apenas ficou inalterada a taxa de juros sobre o cartão de crédito rotativo. Em operações para pessoas jurídicas, houve a quinta redução no ano em três modalidades de crédito, com a taxa média passando de 3,63% ao mês (53,40% ao ano) para 3,54% ao mês (51,81% ao ano). Com as quedas de 2,48% no mês e 2,98% em 12 meses, essa base de correção para as empresas é a mais baixa desde 1999.

Na avaliação do diretor executivo de Estudos Financeiros da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, os recuos podem ser atribuídos também à redução da taxa básica de juros, a Selic, que passou de 9% para 8,5% ao ano, na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central , realizada no final de maio.

Além disso, o executivo apontou as quedas como consequência “da maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos [Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal] promoverem reduções em suas taxas de juros, o que foi acompanhado pelas principais instituições financeiras privadas”. Ele citou ainda a expectativa de novas reduções da taxa básica de juros e a queda nos índices de inadimplência.


Leia mais:

Procura do consumidor por crédito aumenta 14% em maio 

Vendas no comércio em todo o País crescem 4,1% em maio 

Banco Central prevê atividade econômica mais forte no segundo semestre 

 

Fonte:
Agência Brasil

 



13/06/2012 19:30


Artigos Relacionados


Taxa média de juros de pessoa física sobe para 40,6% ao ano

Taxas de juros para pessoa física têm mínimas alterações

Juros de crédito para pessoa física sobem, mas inadimplência cai em abril

Juros do crédito para pessoa física subiram pouco em abril

Juros para pessoa física têm menor taxa desde 1994

Juros do crédito para pessoa física cai em novembro, segundo Banco Central