Juscelino Kubistchek
Nascido na cidade mineira de Diamantina, no dia 12 de setembro de 1902, Juscelino Kubitschek de Oliveira formou-se na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte. A carreira política teve início em 1933, quando foi nomeado secretário do governador de Minas Gerais, Benedito Valadares. No ano seguinte, foi eleito deputado federal. Em 1940 é nomeado prefeito de Belo Horizonte e cinco anos depois, governador de Minas Gerais.
Toma posse como presidente da República em 1956 com uma promessa de campanha a ser cumprida: transferir a capital do País para o interior. Ao lado de amigos e fiéis companheiros, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Israel Pinheiro, Ernesto Silva, Bernardo Sayão, entre outros, conclui a tarefa em quatro anos, como prometido. No dia 21 de abril de 1960, inaugura a nova capital, Brasília.
Terminado o mandato presidencial, foi eleito senador por Goiás em 1962. A vida política, no entanto, foi interrompida quando teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos em 1964, pelo regime militar. Morreu em um acidente de carro na Via Dutra, perto da cidade de Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.
“Uma existência, por mais vitoriosa que seja, não deixa de ter sido amalgamada com sofrimentos e lutas. Entretanto, cumpre-nos apagar esses ressentimentos e amarguras com nossos triunfos. Só assim o exercício da vida engrandece”.
13/08/2010 04:36
Artigos Relacionados
Juscelino Kubistchek
Tebet atende a solicitações de comissão do centenário de Juscelino Kubistchek
Sarney exalta Juscelino
Juscelino, o presidente do desenvolvimento
ARRUDA FAZ HOMENAGEM A EX-AUXILIAR DE JUSCELINO
Projetos dão o nome de Juscelino a estradas federais