Justiça: Cidadania para Todos atende cerca de 5 mil pessoas no Parque Novo Mundo



Projeto já atendeu mais de 10 mil pessoas nos bairros periféricos do Estado

 O Projeto “Cidadania para Todos” levou, de 9 a 11 de novembro, serviços gratuitos como emissão de documentos (carteira de trabalho, 2ª via da certidão de nascimento, casamento e carteira de identidade) e palestras educativas para os moradores do Parque Novo Mundo, onde atendeu cerca de 5 mil pessoas.

O evento idealizado pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC) - programa executado na Secretaria da Justiça há 10 anos - ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Regina Lekevicius Consolin, para a comunidade que freqüenta diariamente o CIC Norte/Jova Rural - Jaçanã.

O projeto foi dividido em três núcleos: no pólo “Cidadania e Educação” foram prestadas orientações sobre questões jurídicas, referentes à conta d’água (posto móvel da Sabesp), conflitos de pequenas causas, além de orientação geral sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids e odontológica) e controle da dengue e zoonoses (equipe da Vigilância Sanitária), ilustrados com palestras sobre prevenção de acidentes domésticos e de educação ambiental.

Já no pólo “Cultura e Recreação” os cidadãos participaram de oficinas, exibição de filmes, peça de teatro e de histórias contadas. No pólo “Documentação” foram emitidos RGs, carteira profissional, 2ª vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, entrega de formulários de RG e foto 3X4 (único serviço pago). E, finalmente, no pólo “Saúde” os interessados receberam orientações sobre meio ambiente, alimentação natural, medição do peso e altura, além de palestras sobre a valorização da vida animal.

A Semana da Consciência Negra também esteve em cartaz nas discussões de cidadania, assim como o artesanato produzido pelas entidades locais, com atividades da oficina de reciclagem de pneus. Crianças tiveram atividades de recreação, pintura no rosto, exibição de filmes e apresentação teatral.

Feito histórico: O Cidadania bateu o recorde de atendimentos pela equipe de Vigilância Sanitária, com 1.200 visitas realizadas em casas e estabelecimentos comerciais.

O Projeto mensal "Cidadania Para Todos", coordenado pelo Centro de Integração da Cidadania, já atendeu mais de dez mil pessoas nos bairros periféricos da Capital e Interior paulista, voltado para a prestação de serviço público e social, além da educação em direito

11/17/2006


Artigos Relacionados


Cidadania para Todos atende mais de 10 mil em Francisco Morato

Ação Cívico-Social atende cerca de 1.000 pessoas na Amazônia

Bom Prato atende mais de 60 mil pessoas todos os dias

Para Acir Gurgacz, novo Código Florestal atende aos interesses de todos

Justiça: Secretaria é parceira no Cidadania para Todos em Jundiaí

Justiça: Primeiro "Cidadania para Todos" do ano vai à Zona Oeste