Para Acir Gurgacz, novo Código Florestal atende aos interesses de todos




Como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) também comemorou em Plenário nesta quinta-feira (24) a aprovação do novo Código Florestal (PLC 30/2011) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Para o senador, o projeto que está pronto para votação em Plenário atende ao interesse de todos, sejam agricultores, ambientalistas ou moradores de regiões afetadas pela nova lei.

Acir Gurgacz parabenizou todos os senadores pelo trabalho realizado nos oito meses em que o código vem sendo discutido pelo Senado. O senador disse estar convencido de que todos os interessados foram ouvidos, já que, só na Comissão de Agricultura foram realizadas dezenas de audiências públicas em que produtores, ambientalistas, profissionais da área, ex-ministros de Meio Ambiente, ex-ministros da Agricultura, e a sociedade em geral puderam opinar sobre o projeto.

Outro cumprimento especial do senador foi dedicado aos dois relatores do novo Código Florestal nas comissões temáticas: os senadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC). Gurgacz disse que os dois foram governadores de seus estados, com administrações exemplares, e souberam conduzir muito bem a elaboração de um texto final de consenso.

Gurgacz disse que uma das missões de seu mandato era colocar os produtores rurais de Rondônia dentro da legalidade. Por isso, ele lutou para que fossem tratados de acordo com a lei da época em que iniciaram o trabalho em suas propriedades e também para que o documento final do novo Código Florestal respeitasse essa peculiaridade.

- Acredito que já avançamos muito para construir um Código Florestal equilibrado, quer permita o desenvolvimento da atividade agrícola e a preservação das propriedades rurais, trazendo segurança jurídica para o campo e proteção para nossas florestas e nossos rios. Saliento que sempre defendi as questões ambientais, mas sempre chamei a atenção para incluir o homem neste meio ambiente. Pois somente com a participação do homem, agricultor ou industrial, é que iremos conservar as nossas florestas e ter meio ambiente agradável para a população viver - afirmou o senador.

Em aparte a senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou Acir Gurgacz pela condução dos trabalhos na Comissão de Agricultura.

Aniversários

O senador aproveitou o pronunciamento para parabenizar também a população dos municípios de Jiparaná, Vilhena e Cacoal, em Rondônia, pelo seu aniversário de 34 anos de emancipação política comemorado esta semana.



24/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz pede definição sobre o novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede equilíbrio na análise do novo Código Florestal

Acir Gurgacz pede votação rápida do novo Código Florestal

Acir Gurgacz apoia novo Código Florestal: ‘Mudanças da Câmara são legítimas’

Novo Código Florestal tem que ser bom para o Brasil e para os brasileiros, diz Acir Gurgacz

Acir Gurgacz defende aprovação do texto do novo Código Florestal e critica ONGs