Justiça defende integração de órgãos de segurança pública



Autoridades e secretários de segurança de todo o País participam da 53° reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que acontece em Aracaju (SE). O objetivo do encontro é alinhar as políticas públicas de segurança. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador de Sergipe, Jackson Barreto, participaram da abertura do evento na noite desta quinta-feira (13).

Durante a solenidade, o ministro José Eduardo defendeu a integração dos órgãos de segurança do Brasil. “Os secretários de segurança e o Ministério da Justiça têm que trabalhar juntos, independente de política partidária, para enfrentarmos o desafio que aflige a população: a violência. As razões que me fazem estar aqui, além do trabalho deste Colégio, devem-se ao momento que estamos vivendo. Temos eventos importantes para sediar, temos um pleito eleitoral e não podemos nos dar ao luxo de estarmos desagregados”, afirmou.

Cardozo falou ainda sobre um projeto de lei que traça normas de segurança para manifestações. “Lutamos pela democracia e não podemos aceitar que pessoas, com outros interesses, usem uma manifestação democrática para provocar atos de violência, para matar. Temos que agir com serenidade, com eficiência, voltados para o interesse público e para isso, temos que estar juntos. Temos que trabalhar na garantia do direito. O governo federal pretende apresentar um projeto de lei que garanta a segurança nas manifestações e nós queremos ouvir os secretários de segurança pública sem transformar o assunto numa disputa político-partidária. Estou aqui para fazer um chamamento para combater a violência e garantir a liberdade democrática das manifestações”.

Consesp

O Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. O Consesp oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação. A reunião que ocorre em Aracaju segue até esta sexta-feira (14).

Em seu discurso, Jackson Barreto destacou o papel do Consesp na divulgação de projetos de segurança pública. “Esse evento de hoje é importante para a troca de experiências entre os estados. Através dessa troca de informações, conseguimos bons resultados. Somos um estado modelo no trabalho de integração entre as polícias Civil e Militar com a implantação de centros integrados de segurança e vamos compartilhar nossa experiência com os demais estados”, declarou.

Fonte: 
Ministério da Justiça



14/02/2014 15:17


Artigos Relacionados


Justiça aprova 17 projetos de pesquisas na área de segurança pública e justiça criminal

Reestruturação de órgãos de segurança pública será debatida em comissão

Guardas municipais poderão se tornar órgãos de segurança pública suplementar

CAE aprova isenção de IPI para compras feitas por órgãos municipais de segurança pública

Justiça lança sistema integrado de segurança pública

Justiça busca cooperação em segurança pública nas Américas