Justiça: Febem instala Comitê Institucional Quesito Cor
É o primeiro do gênero para discutir ações afirmativas e diversidade étnica e racial
A Febem deu mais um passo importante para a conquista da cidadania nesta quarta-feira, 7 de dezembro, ao instalar o Comitê Institucional Quesito Cor, o primeiro do gênero para discutir ações afirmativas e diversidade étnica e racial, com objetivo de formular e implantar programas específicos para atendimento à saúde de adolescentes afrodescendentes, que correspondem a 67% dos internos da Febem.
Uma pesquisa feita pela Fundação revela que os jovens que se autodefiniram pardos são a maior parte, com 46%, seguidos dos brancos (31%) e negros (21%). Segundo a presidente da Febem-SP, Berenice Giannella, esse é um passo importante para o desenvolvimento de ações e intervenções, com grupos de diferentes etnias, para resultar em ações afirmativas que dêem prioridade à promoção de oportunidades para os adolescentes internados.
Segundo ela, a proporção hoje entre negros e parados na Febem é maior do que a registrada pelo IBGE. Dos 1.207 funcionários entrevistados, 41% se classificaram negros, 21% brancos e 20% como negros ou pardos.
A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eunice Prudente, lembrou que educar já é uma tarefa reconhecidamente complexa, imagine então a situação dos reeducandos. “A sociedade pluriétnica é discriminatória, temos uma classe dominante que não se preocupa em distribuir o bolo da renda. O resultado se reflete nas ruas, onde crianças são levadas às infrações, por falta de oportunidade”, declarou.
Eunice Prudente também afirmou que mais importante que a cor da pele nessas questões de comando é o compromisso político. “Só o compromisso político com as questões reparatórias vividas pelos afrodescentes há 400 anos pode modificar o panorama das desigualdades sociais no Brasil”, exaltou. Os membros do comitê vão desenvolver atividades, sem remuneração e sem prejuízo das demais atividades, no prazo de um
12/08/2006
Artigos Relacionados
Justiça: Febem instala Comitê Institucional Quesito Cor
Gabinete de Segurança Institucional coordenará comitê de emergência nuclear em Angra dos Reis
Campanha Coração Azul instala comitê no RJ
ANP instala 1º comitê de fiscalização do comércio de botijões de gás
Assembléia instala comitê de prevenção a acidentes de trânsito
Justiça: Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo instala Tribunal Arbitral do Comércio