Gabinete de Segurança Institucional coordenará comitê de emergência nuclear em Angra dos Reis



O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República passa agora a ser o órgão responsável por coordenar as atividades do Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR), criado em 2003 pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. A cidade no litoral sul fluminense é sede das duas usinas termonucleares em funcionamento no Brasil (Angra 1 e Angra 2) e também abrigará Angra 3, em construção.

Portaria publicada nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial da União, disciplina o funcionamento e redefine a composição do comitê de emergência. O documento retira o MCT do grupo e inclui o GSI, que assume a coordenação. Além disso, acrescenta ao comitê a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Paraty (vizinha de Angra dos Reis); e o Centro de Coordenação e Controle de uma Situação de Emergência Nuclear (Cccnen), do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), também ligado ao GSI.

De acordo com a portaria, o comitê terá entre suas atribuições examinar as normas e diretrizes de atividades do Sipron; acompanhar a execução das campanhas de esclarecimento da população; planejar os exercícios e propor os programas de treinamento para situações de emergência nuclear e das atividades de notificação pública.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

25/03/2011 16:54


Artigos Relacionados


Vai à CCT projeto que subordina ao Gabinete de Segurança Institucional o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear

População pouco participa de exercício de emergência em Angra dos Reis, afirma diretor da CNEN

Simon quer segurança para a população de Angra dos Reis

Senado assina com Eletronuclear melhoria da segurança em Angra dos Reis

Comitê de prevenção de emergência nuclear se reúne no Rio de Janeiro

Gabinete de Segurança Institucional celebra 75º anos de criação