Justiça Federal suspende licitações de obras do aeroporto de Confins (MG)



A Justiça Federal em Belo Horizonte suspendeu duas licitações feitas pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Confins, até que as pendências ambientais dos projetos sejam resolvidas.

O Ministério Público Federal (MPF), autor da ação que pediu a suspensão das licitações, alega que nenhum estudo de impacto ambiental dos empreendimentos foi apresentado até agora, apesar do terminal estar localizado em uma área de proteção ambiental.

As obras preveem a ampliação da área de movimentação de aeronaves e modernização do terminal de passageiros. Para o MPF, os impactos ambientais deveriam ter sido avaliados antes da apresentação do projeto básico de engenharia e os empreendimentos não poderiam ter sido licitados sem essa avaliação.

Na decisão liminar, o juiz  titular da 19ª Vara Federal, Guilherme Mendonça Doehler, acolheu a argumentação do MPF e suspendeu as licitações feitas até que os estudos de impacto ambiental sejam apresentados e os empreendimentos recebam licenciamento ambiental.


Fonte:
Agência Brasil



18/04/2011 20:14


Artigos Relacionados


Começam as obras no aeroporto de Confins (MG)

Aeroporto de Confins inicia 2ª etapa das obras de ampliação do terminal de passageiros

Infraero abre propostas de preços para licitação das obras do Aeroporto de Confins

Infraero habilita empresas para obras do Aeroporto de Confins em Belo Horizonte

Nova ponte de embarque é inaugurada no Aeroporto de Confins

Aeroporto da Pampulha complementará Confins com aviação regional