Justiça libera registro de medicamento genérico de antidepressivo
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e suspendeu a liminar que impedia o registro de medicamentos genéricos e similares da substância Oxalato de Escitalopram. Em sua decisão, o ministro Félix Fischer ressaltou que a decisão de suspender a liminar tem como foco a saúde pública no Brasil.
Fischer disse que a liberação busca“afastar o risco de enfraquecimento da política pública dos medicamentos genéricos adotada no País, inquestionavelmente valiosa à população, sobretudo à parcela de menor poder aquisitivo”.
A Anvisa não utiliza quaisquer dados do dossiê de registro do medicamento de referência na análise sobre registro de medicamentos genéricos. As normas brasileiras estabelecem os requisitos de qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos genéricos, incluindo o desempenho comparativo com os medicamentos de referência, em testes de equivalência farmacêutica e de biodisponibilidade. Os estudos são realizados com o medicamento de referência disponível no comércio.
Fonte:
Anvisa
22/08/2011 15:33
Artigos Relacionados
Justiça mantém decisão que autoriza Anvisa a conceder registro de antidepressivo com escitalopram
Aprovado medicamento genérico de uso veterinário
Aprovada produção de medicamento genérico de uso veterinário
Sancionada permissão para medicamento genérico de uso veterinário
Defesa do Consumidor: Procon-SP divulga folheto sobre medicamento genérico
Projeto que cria medicamento genérico veterinário volta à Câmara dos Deputados