KRAUSE ANUNCIA MEDIDAS CONTRA DESFLORESTAMENTO



O ministro do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, Gustavo Krause, anunciou hoje (dia 3), na audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), como uma das principais medidas para o combate ao desflorestamento a adoção de um plano de desenvolvimento agrícola para reconversão de áreas degradadas da Amazônia, em fase de acabamento e que contempla, ao mesmo tempo, as políticas ambiental e agrícola.

Krause citou como outra medida importante o voto que será adotado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em sua próxima reunião, de ampliação das possibilidades do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(Pronaf) para atividades de manejo florestal sustentável. Citou ainda o envio, ao Congresso, de projeto de lei criando a possibilidade de concessão de florestas públicas.

Ele disse que as informações do Inpe têm um valor inestimável, por sua transparência e pelo domínio democrático que se tem delas. Segundo o ministro, os dados estimulam uma mobilização política e revogam uma das coisas mais equivocadas que existem na definição de políticas públicas: o "achismo" e o empirismo.

- Revogam também a eleição de mitos e demônios - acrescentou o ministro, para depois dizer que as informações do Inpe subsidiam corretamente as intervenções na região amazônica.

Gustavo Krause garantiu ainda que o governo, agora, não está correndo mais atrás dos efeitos, o que é um dos dramas da gestão ambiental, mas identificando causas. E destacou a capacidade de reação do governo diante dos dados levantados pelo Inpe, como a edição de uma medida provisória que restringiu a área a ser desmatada em cada propriedade.



03/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO APELA A KRAUSE CONTRA INTERDIÇÃO DE RODOVIA MARANHENSE

SP anuncia pacote de medidas contra o tabagismo

Mozarildo anuncia medidas contra governador de Roraima

Governo do Rio de Janeiro anuncia medidas contra a Chevron

Suplicy anuncia medidas contra trabalho escravo

Ideli Salvatti anuncia 12 medidas contra evasão de divisas