Suplicy anuncia medidas contra trabalho escravo



Ao antecipar o anúncio das medidas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adotar para coibir o trabalho escravo no Brasil, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou nesta terça-feira (11) a iniciativa que proíbe fazendeiros exploradores de trabalho escravo de terem acesso a créditos de bancos oficiais.

O senador explicou que estarão vetados a esses proprietários de terra as linhas de crédito concedidas pelo Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e outras instituições financeiras oficiais.

No mesmo discurso, Suplicy informou que o presidente da República está recomendando que a Câmara dos Deputados aprove proposta de emenda à Constituição de autoria do ex-senador Ademir Andrade, já votada no Senado, que permite a expropriação de terras onde verificar-se a prática de trabalho escravo. A proposta prevê a desapropriação sem indenização ao dono da terra. E o senador adiantou que o ministro do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner, defende que as referidas terras sejam destinadas exatamente ao assentamento das famílias que estavam sendo vítimas do trabalho escravo.

Outra novidade apresentada por Suplicy é a criação de um cadastro de inadimplência social, que permitirá ao governo ter uma relação de todos os proprietários de terra que tenham se tornado inadimplentes com as obrigações sociais devidas a trabalhadores assentados.

Antes de encerrar seu discurso, o senador mencionou seu projeto de renda básica de cidadania como medida extremamente eficaz para ajudar a coibir o trabalho escravo. Aprovado no Senado, o texto aguarda deliberação na Câmara. Ele também enfatizou seu apoio às iniciativas de Lula nesse assunto.

- Apoio as medidas que o presidente Lula está anunciando, mas ao mesmo tempo quero reiterar como será importante que venhamos a instituir uma renda básica de cidadania que efetivamente dará ao trabalhador muito maior grau de liberdade, de opção e de dignidade, constituindo-se num instrumento vital e importante para que se extinga essa prática no país.



11/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTERO DE BARROS COBRA MEDIDAS CONTRA TRABALHO ESCRAVO

José Nery anuncia frente parlamentar contra o trabalho escravo

Segunda Semana Nacional contra o Trabalho Escravo discute em todo o Brasil medidas para erradicar o problema

José Nery defende medidas para combater o trabalho escravo

ADEMIR PROPÕE MEDIDAS PARA ACABAR COM O TRABALHO ESCRAVO NO PAÍS

Ana Júlia anuncia campanha de erradicação do trabalho escravo