Laboratório de identificação por radiofreqüência é inaugurado em Campinas
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) inaugura nesta sexta-feira (4), em Campinas (SP), o primeiro laboratório de identificação por radiofrequência (RFHID) do País. É o único que tem uma câmara semianecóica com capacidade para fazer avaliações simulando o uso da nova tecnologia em diferentes ambientes e aplicações.
O laboratório foi montado com recursos do Fundo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (finep). O ministro Aloísio Mercadante participa da solenidade.
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. O centro hoje possui o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.
O ministro conhecerá também, nesta sexta-feira (4), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa vinculada ao ministério. O centro é responsável por gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em tecnologia da informação, em articulação com os agentes sócio-econômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
24/02/2011 18:09
Artigos Relacionados
Ministério cria chip de identificação de produtos por radiofrequência
Inaugurado laboratório contra lavagem de dinheiro
Banco do Povo Paulista é inaugurado em Campinas
Senadores discutem ampliação de uso da radiofrequência na faixa de 2.5 MHz
Anatel amplia radiofrequência para segurança pública
Cartilha com orientações sobre uso de radiofrequência no Carnaval está na internet