Laboratório Nacional de Biociências firma parceria para pesquisas em plástico verde
O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas (SP), assinou parceria com a empresa de resinas de termoplásticas Braskem para instalação de um laboratório a ser utilizado pela equipe de pesquisadores da empresa. O objetivo é promover pesquisas na área de biotecnologia para o desenvolvimento de um plástico utilizando rota química que será, ao mesmo tempo, economicamente competitivo e sustentável, utilizando matérias-primas de fontes renováveis.
A parceria com o LNBio prevê a utilização de uma área inicial de 50 m2 que será expandida para 200 m² no início de 2011, e envolverá no curto prazo cerca de 40 pesquisadores da Braskem.
“A parceria que estamos começando hoje, com foco em polímeros verdes, certamente é o primeiro passo rumo a um objetivo mais audacioso, de médio prazo, comum a todos nós: desenvolver uma plataforma de inovação baseada na química a partir de matérias-primas renováveis”, disse Bernardo Gradin, presidente da Braskem.
A Braskem já tem convênio de cooperação com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento de pesquisas em biopolímeros.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
03/09/2010 11:54
Artigos Relacionados
Telebras firma parceria para ampliar Plano Nacional de Banda Larga em SP
Anvisa firma parceria com Instituto Nacional de Tecnologia
Fapesp firma convênio para produzir plástico a partir da cana
Araraquara terá fábrica para produção de plástico verde
Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Serys comunica lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de plástico verde do mundo