Serys comunica lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de plástico verde do mundo



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comunicou ao Plenário o lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de plástico do planeta a usar o etanol como matéria prima - o chamado plástico verde. A fábrica será construída pela Braskem no pólo petroquímico de Triunfo (RS).

A fábrica terá capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano e deverá entrar em funcionamento em 2011. Para cada quilo de polietileno produzido a partir do etanol são capturados dois quilos e meio de dióxido de carbono na atmosfera, enfatizou a senadora.

A senadora afirmou que as sacolas de plástico que o consumidor recebe embalando seus produtos a cada compra levam até 400 anos para se decompor e serem reassimiladas na natureza. Ela lembrou que projeto de lei de sua autoria (PLS 424/08) determina a substituição das sacolas plásticas fornecidas por supermercados por sacolas reutilizáveis.

Serys destacou o custo competitivo do plástico verde e salientou sua versatilidade, podendo também ser utilizado na fabricação de brinquedos, embalagens e autopeças.



22/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lançada pedra fundamental de fábrica automotiva em SC

Araraquara terá fábrica para produção de plástico verde

Tebet participa de lançamento de pedra fundamental do Unilegis

Dilma participa do lançamento da pedra fundamental do Estaleiro do Rio Tietê

Ramez Tebet participa de lançamento da "pedra fundamental" da Unilegis

Maciel anuncia ida à solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE