Lançada a pedra fundamental de prédio da Universidade do Legislativo



O Presidente do Senado, Ramez Tebet, fez o lançamento nesta quarta-feira (18) da pedra fundamental do edifício que abrigará a sede da Universidade do Legislativo (Unilegis), descerrando a placa inaugural da obra na presença de senadores, diretores e servidores do Senado. O lote, inserido em uma área de 31 mil m², está localizado no Setor de Clubes Sul de Brasília e foi doado pelo poder Executivo ao Senado em outubro deste ano.

Ramez Tebet ressaltou sua satisfação com o evento que, conforme observou, marcará o pioneirismo do Senado nesta área, já que esta será a primeira universidade criada por um Parlamento no mundo, voltada para o treinamento dos funcionários dos legislativos e da sociedade em geral.

- Este é um avanço extraordinário que permitirá o acesso de todos que queiram estudar o poder Legislativo e a história e atuação políticas do país - previu o senador, que disse ainda acreditar que os cursos oferecidos pela nova instituição poderão auxiliar na formação de uma mentalidade sobre o que seja o real exercício da política.

O presidente aproveitou para cumprimentar os esforços dos servidores do Senado que estão empenhados em montar a Unilegis, que na sua opinião, será um marco na história da Casa, elogiando, em particular, a atuação do senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) para que o Senado recebesse o terreno da União.

- Esse terreno ermo será transformado, em um tempo menor do que nós esperamos, com a construção dessa sede, e eu ainda espero poder entrar no prédio da Universidade do Legislativo e ver aqui estudando várias pessoas interessadas no futuro e no aprimoramento do Parlamento e do país - declarou o senador.

O Diretor-Geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, informou durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Unilegis que não existe, ainda, em todo o mundo, nenhuma iniciativa similar. Ele disse também que a universidade vai estar inserida em um modelo moderno de ensino, baseado no uso de computadores e da Internet.

A previsão feita por Agaciel é de que a obra esteja concluída em um prazo de três anos (2005). Ele adiantou que serão oferecidos cursos de extensão, de pós-graduação e de graduação, sendo que alguns em convênio com outras instituições de ensino nacionais. Estavam presentes também na cerimônia o vice-reitor da Unilegis, professor Antonio Barbosa, e o diretor do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), Florian Madruga.



18/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lançada pedra fundamental de fábrica automotiva em SC

Lançada pedra fundamental do novo campus da Unicamp de Limeira

Pedra fundamental de aldeia indígena da Rio+20 será lançada nesta quinta (24)

Tebet comparecerá ao lançamento do prédio da Universidade do Legislativo Brasileiro

Pedra Fundamental

Pedra Fundamental