Lançado laboratório virtual de instituição de pesquisa chinesa no Brasil



Foi lançado nesta quarta-feira (8) o Laboratório Virtual da Chinese Academy of Agricultural Sciences (CAAS) no Brasil, que faz parte de uma cooperação científica bilateral com a China. Em abril do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff inaugurou, em Pequim, o Laboratório Virtual da Embrapa (Labex China) na Sede da CAAS.

O objetivo dos dois laboratórios virtuais é promover o conhecimento mútuo do estado da arte das ciências agrárias da China e do Brasil, além de enriquecer a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da CAAS.

A cerimônia aconteceu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contou com a presença do ministro da pasta, Mendes Ribeiro Filho, do titular da pasta da Ciência e Tecnologia da China, Wan Gong, e do embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang.

Este mês, a pesquisadora Damares de Castro Monte irá iniciar as atividades no Labex China, que tem como foco inicial o intercâmbio, e a caracterização e avaliação de recursos genéticos vegetais para apoiar os programas de melhoramento dos dois países. Por sua vez, a instituição chinesa tem desejo de estreitar o intercâmbio de pesquisa na área de biologia avançada, em temas como biologia molecular e transgenia.

 

Laboratórios virtuais

O Labex China é o quarto laboratório virtual da Embrapa instalado nos principais centros de pesquisa internacionais. A iniciativa, que visa fomentar a cooperação científica com outros países, teve início em 1998, com a abertura do Labex Estados Unidos.

A empresa brasileira conta também com equipes atuando em centros de excelência na França, Reino Unido e Alemanha (Labex Europa, estabelecido em 2001) e na Coréia do Sul (Labex Coréia, de 2009).

 

Labex Japão

No dia 22 de agosto, a Empresa formaliza com o Japan International Research Center for Agricultural Sciences (Jircas) um novo acordo para a instalação de mais um laboratório virtual no exterior. A previsão é que o acordo seja assinado em Brasília, pelo presidente da empresa, Pedro Arraes e pelo presidente do Jircas, Masaru Iwanaga.

 

Embrapa

A Embrapa é vinculada ao Mapa e tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.

Leia mais:

Pesquisadores desenvolvem tomates livres de agrotóxicos

Embrapa patenteia técnica para modificar genes em café

Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar

 

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

 



08/08/2012 19:23


Artigos Relacionados


Universidades lançam laboratório virtual

Lançado Tour Virtual do Senado

Projeto Homem Virtual é lançado no Acessa São Paulo

Lançado edital para criação de Rede Virtual Temática

Laboratório de bioetanol recebe propostas de pesquisa

Finep apoia ampliação de laboratório de pesquisa