Lançado na Biblioteca do Senado o livro 'A Saga de Gerardo: Um Mello Mourão'



Foi lançado na Biblioteca Luís Viana Filho do Senado Federal, nesta quarta-feira (16), o livro A Saga de Gerardo: Um Mello Mourão, do escritor cearense José Luís Lira. A obra constitui um relato biográfico do poeta, escritor, jornalista e político brasileiro Gerardo Mello Mourão, nascido em Ipueiras (CE) e falecido em março último, aos 90 anos.

O autor tem marcado sua carreira por biografias de outros escritores, entre eles, Rachel de Queiroz, falecida em 2003, cujas obras caracterizam-se pela identidade com suas origens nordestinas.

No livro, o autor cita frases de vários literatos contemporâneos do mundo inteiro, entre eles o escritor norte-americano Ezra Pound, que assinalou nunca ter conseguido escrever a epopéia da América, embora tenha tentado. "Quem conseguiu foi esse poeta de O País dos Mourões"- teria dito Ezra Pound, referindo-se a uma obra de Gerardo sobre a epopéia da sua família no nordeste brasileiro.

Compareceram ao evento os senadores Inácio Arruda (PCdoB), Patrícia Saboya Gomes (PSBCE), Marco Maciel (DEM-PE), ex-senadores e deputados federais, o embaixador Gonçalo de Mello Mourão, filho do escritor biografado, além de amigos e parentes de Gerardo de Mello Mourão.



16/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado homenageará Gerardo Mello Mourão e Rádio Bandeirantes

ABDIAS NASCIMENTO EXALTA POESIA DE GERARDO MELLO MOURÃO

Renan destaca artigo de Gerardo Mello Mourão sobre Paes de Andrade

Lançado na biblioteca do Senado o livro 'Palavra de presidente'

LIVRO DE ALOÍSIO PIMENTA É LANÇADO NA BIBLIOTECA DO SENADO

Livro sobre a Biblioteca do Senado é lançado no Ceará