LANÇAMENTO DE SELO ABRE COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO
O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, informou que a partir de maio o Senado promoverá uma série de eventos comemorativos dos 500 anos da chegada dos portugueses.
O ponto alto dessa programação, segundo Agaciel, é a exposição que será realizada no Salão Negro do Senado, reunindo acervos do Museu Imperial, de Petrópolis; do Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro; e do Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora. O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, o ministro da Cultura, Francisco Weffort e Agaciel já estiveram reunidos para tratar da exposição.
- Traremos, inclusive, a coroa usada por D. Pedro I. Nossa expectativa é a de que cerca de 500 mil pessoas visitem a exposição até o final do ano. Só não traremos os móveis daqueles acervos, porque há contra-indicações por causa do clima seco de Brasília - esclareceu Agaciel.
Segundo o diretor-geral, também estão previstos um concurso de monografias sobre a descoberta e um seminário com a participação de autoridades portuguesas e brasileiras, quando serão abordados vários aspectos relacionados às grandes navegações, especialmente a descoberta do Brasil.
Agaciel acrescentou que o Conselho Editorial do Senado deverá lançar várias publicações relacionadas à data, até o final deste ano. Haverá ainda um estande no Salão Negro onde poderá ser exposto material sobre os 500 anos do descobrimento do Brasil enviado pelos estados.
25/01/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
PAULO SOUTO PEDE MAIS ATENÇÃO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO
Lançamento de selo postal marca comemoração dos 60 anos do DAEE
Lançamento de selo postal marca comemoração dos 60 anos do DAEE
Agricultura: Instituto Agronômico de Campinas festeja 119 anos com lançamento de selo
Seminário abre as comemorações pelos 60 anos do Ibict
Mão Santa festeja os 510 anos do descobrimento do Brasil