Mão Santa festeja os 510 anos do descobrimento do Brasil



O senador Mão Santa (PSC-PI) fez um resumo da nossa história ao comemorar, em discurso, os 510 anos da descoberta do Brasil, no dia 22 de abril de 1500. Ele lembrou o período colonial, o império e leu a lista dos presidentes da República que o país já teve, sublinhando os fatos mais importantes relacionados a alguns deles e, ao final, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por usar, "para qualquer coisa", a expressão "nunca antes neste país".

- O Brasil não foi descoberto em 2003, com a eleição do presidente Lula. Tudo que aí está praticamente foi feito antes dele. Cada homem que dirigiu este país deu sua contribuição para que o Brasil chegasse até aqui - disse.

Mão Santa se deteve mais ao falar de D. João VI, dos regentes, de D. Pedro II e dos presidentes Washington Luiz, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck e Fernando Henrique Cardoso. Para o senador, "o maior acerto do presidente Lula" foi a elevação do salário mínimo.

- Na verdade, Lula é o pai dos trabalhadores, mas é também a mãe dos banqueiros - sustentou, referindo-se aos juros pagos pelo governo para rolar no mercado a dívida pública interna.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse ter lido recentemente livro sobre a vida de D. Pedro II, em que o autor menciona um encontro do imperador com o presidente argentino Domingo Faustino Sarmiento, responsável por dobrar o número de escolas no país. Conforme o senador, D. Pedro II teria se sentido "acanhado" por "não ter percebido que a verdadeira estrada é a educação", como fazia o presidente do país vizinho.



22/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROGRAMA "BRASIL 500 ANOS", DA RÁDIO SENADO CONTARÁ A HISTÓRIA DO PAÍS DESDE O DESCOBRIMENTO

LANÇAMENTO DE SELO ABRE COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO

ACM ACERTA COM WEFFORT REALIZAÇÃO DE MOSTRA SOBRE OS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO

PAULO SOUTO PEDE MAIS ATENÇÃO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO

Secretaria Estadual do Meio Ambiente comemora 500 anos do descobrimento, no Horto Florestal

"CORAL DO SENADO" FAZ CONCERTO EM HOMENAGEM AO DESCOBRIMENTO DO BRASIL