Lando elogia prioridade para combater a fome



O senador Amir Lando (PMDB-RO) elogiou a iniciativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de priorizar a implementação do programa Fome Zero. -É preciso parar a marcha fúnebre de miséria, fome e morte-, disse em Plenário, nesta sexta-feira (7). Diante de uma situação de -fome endêmica-, Lando questiona: -de que servirão promessas de casa própria, saúde, porvir, quando, no presente, o que está em jogo é a própria existência?-.

Na sua opinião, o programa Fome Zero tem o mérito de garantir à parcela significativa da população brasileira o direito ao menos a um prato de comida, lembrando que -onde não há pão, não há lei, nem liberdade, nem democracia nem haverá República-. Ao assumir essa missão, segundo afirmou, o presidente Lula demonstra disposição de alterar um quadro perverso e discriminador, que confere a alguns brasileiros acesso aos serviços da civilização e coloca outros à margem dos avanços da modernidade.

- Quem está à beira da morte, em uma situação de debilidade física e mental, um prato de comida é a salvação - sustenta. Nesse sentido, o senador peemedebista diz que fica difícil, inclusive, cobrar do crime organizado, -uma sociedade rebelde que viola a lei-, respeito à pessoa humana. -Como vamos exigir padrão civilizado e de respeito ao cidadão daqueles que não se beneficiam do que a civilização oferece?-, indaga.

REFORMA AGRÁRIA

Em paralelo à intervenção imediata de combate à fome, Amir Lando sugere uma ação firme de geração de emprego e renda, aliada a uma boa oferta de infra-estrutura. E aponta a reforma agrária como um caminho viável para se atingir este objetivo, destacando as imensas possibilidades para ampliação da fronteira agrícola do país. Só na região amazônica, o parlamentar informa que já foi catalogada a existência de mais de cem milhões de hectares de terras férteis, -disponíveis para brasileiros que sabem e precisam plantar para sobreviver e projetar um futuro melhor-.

Em aparte,o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) reconheceu que o combate à carência alimentar pelo governo é -louvável-, mas ponderou que iniciativas do gênero devem ser acompanhadas por um programa de reforma agrária, a forma mais rápida, no seu ponto de vista, de enfrentar o desemprego e a fome.



07/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIR LANDO: RECURSOS DO PROER DARIAM PARA SACIAR FOME NO MUNDO

Amir Lando defende reforma agrária para gerar empregos e saciar a fome

Paim defende fim dos subsídios agrícolas para combater a fome

PERDAS COM QUEDA DO REAL ACABARIAM COM A FOME NO MUNDO, DIZ AMIR LANDO

Combate à fome no mundo custaria bem menos do que a guerra, afirma Amir Lando

Governo pode reduzir impostos para combater crise, mas prioridade é o uso de medidas monetárias