Lara homenageia Fernando Ferrari no Grande Expediente
O presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Luís Augusto Lara (PTB), homenageou nesta quinta-feira (31/05), o líder trabalhista renovador Fernando Ferrari, através de Grande Expediente na Assembléia Legislativa. O parlamentar relatou ainda os resultados de sua participação na 69° Sessão Geral do Comitê Internacional da Organização Internacional de Epizootias (OIE), em Paris. A comitiva contou também com o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Frederico Antunes(PPB), do líder do governo na Assembléia, deputado Ivar Pavan (PT), e do Secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann.
Lara lembrou que desde o aparecimento dos primeiros focos até hoje, o Estado já teve um prejuízo na ordem de R$ 400 milhões na exportação de carnes. A questão dos frigoríficos da Metade Sul, que estão demitindo ou dando férias coletivas aos seus funcionários, foi lembrada por Lara. "Este setor é o terceiro maior empregador do Estado e estas demissões agravam a crise na Metade Sul"
O deputado ressaltou a importância da reunião na Embaixada brasileira na última segunda-feira (28/05). No encontro, o representante do Ministério da Agricultura passou para os importadores presentes as medidas que o Brasil está tendo para combater a aftosa, em especial no circuito sul. No dia 29, Lara participou de encontro com o presidente da OIE, Romano Marabelli, e com representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O presidente da OIE afirmou que o Estado pode recuperar o certificado de zona livre de aftosa, com vacinação em setembro, se eliminar os focos existentes, der a cobertura vacinal completa e obtiver um relatório favorável do Ministério da Agricultura. Como resultados desta viagem e dos três dias e meio de trabalho o parlamentar apontou a volta efetiva do diálogo entre Secretaria de Agricultura do Estado e o Ministério, a agilização do pagamento das indenizações aos produtores afetados, o envio de mais um milhão de doses de vacina, entre outros.
Ferrari
O último dia 25 marcou os 37 anos da morte do deputado e advogado Fernando Ferrari, em um acidente de avião no Morro do Chimarrão, no município de Três Cachoeiras. Lara destacou a luta pela elevação do nível de vida dos trabalhadores e pela garantia da paz da família, através de reformas democráticas. "Defensor da igualdade de oportunidades para todos, Fernando Ferrari lutava pelo amplo acesso à educação, pelo aperfeiçoamento técnico e pelo desenvolvimento das relações entre empregado e empregador".
Lara lembrou que Fernando Ferrari foi fiel à doutrina elaborada pelo líder trabalhista Alberto Pasqualini. "Após 16 anos de exercício exemplar em sucessivos mandatos eletivos, sempre com crescente votação, Fernando Ferrari se destacou por sua lisura de caráter, num exemplo vivo de um político realmente engajado nas causas populares", afirmou. No livro “Escravos da Terra”, de autoria de Fernando Ferrari, o escritor Érico Veríssimo, ao prefaciar a obra, afirma: “Este livro não necessita nenhuma apresentação especial. A vida de seu autor é o seu melhor prefácio."
Fernando Ferrari é autor do primeiro projeto de lei de amparo ao trabalhador rural e lutou constantemente em favor do homem da terra. Ao deixar a Câmara dos Deputados, afirmou que acompanharia as lutas e os sucessos daquela Casa, como suas também suas angústias e crises. E que não deixaria a vida pública, disposto sempre a dar progressiva contribuição ao processo político. Lara também destacou a contribuição dada pelo professor Emiliano Limberger, coordenador da Fundação Fernando Ferrari, para a realização do grande Expediente na Assembléia Legislativa.
05/31/2001
Artigos Relacionados
GRANDE EXPEDIENTE/Appio homenageia os 109 anos do Grande Oriente
Grande Expediente homenageia a FIERGS
Grande Expediente homenageia Antônio Caringi
Grande Expediente homenageia a aviação nacional
Grande Expediente homenageia município de Vacaria
Grande Expediente: Legislativo homenageia emancipações