LAURO CAMPOS ALERTA PARA EFEITOS DA DEFLAÇÃO



"O capitalismo não suporta a deflação, a não ser com elevados custos sociais, inclusive desemprego". O alerta foi feito em plenário pelo senador Lauro Campos (PT-DF), ao comentar declarações do diretor do banco central dos EUA, Alan Greenspan, o qual advertiu recentemente que a economia norte-americana pode se defrontar com queda de preços, o que pode produzir uma crise insustentável .

- Alan Greenspan, não podemos nos esquecer, há pouco tempo advertiu que o mercado de ações estava vivendo um momento perigoso. Pouco depois, o mundo viu as principais bolsas entrarem em crise - afirmou Lauro Campos.

Para ele, "os monetaristas brasileiros deveriam refletir sobre o alerta de Alan Greenspan", pois a economia nacional vem registrando quedas de inflação à custa "de juros altos, achatamento salarial e redução da atividade econômica".

- Em todas as crises do capitalismo houve deflação. É uma situação altamente perigosa e o Brasil pode estar às vésperas de uma vitória de Pirro sobre a inflação, com efeitos colaterais sérios para a população - acrescentou.

Lauro Campos observou que os jornais de ontem (dia 7) noticiaram que as taxas de juros devem subir novamente, cerca de 10 dias depois de o governo ter anunciado que elas seriam reduzidas. "Afinal, quem governa este país? Quem determina as taxas de juros? Quem determina o nível de emprego? Se é o governo que determina, ele está cometendo um crime contra a coletividade brasileira. Mas se não é o governo, então o governo do Brasil deixou de governar. Ele é governado."

08/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CAMPOS DIZ QUE DEFLAÇÃO É SINAL DE CRISE

LAURO ALERTA SOBRE RISCOS DA DEFLAÇÃO

LAURO CAMPOS APONTA EFEITOS DA "FOME DE PODER" DE FHC

Lauro Campos alerta para militarização mundial

LAURO CAMPOS ALERTA PARA INSTALAÇÃO DE UMA "BIDITADURA"

LAURO CAMPOS ALERTA PARA CRISE SOCIAL NO BRASIL