Lei antifumo: em quatro anos foram realizadas quase 1 milhão de inspeções no Estado
Vistorias são feitas em 1,6 estabelecimento a cada dia em SP; em todas as regiões, índice de descumprimento é inferior a 1%
Em quatro anos de vigência da Lei Antifumo paulista, foram realizadas quase um milhão de inspeções, o que resultou em 2.345 multas em todo o Estado. De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, o índice de cumprimento da lei foi de 99,75%.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A Baixada Santista é a região que lidera o descumprimento da lei: foram aplicadas 313 multas, o que representa 0,58% do total de 53.513 comércios visitados. Na região do Alto Tietê, vice-líder em desrespeito à legislação paulista, foram 110 multas ou 0,49% das 22.614 inspeções. A cidade de Mogi das Cruzes teve dois estabelecimentos interditados por 48 horas por reincidências.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A capital paulista ficou em terceiro lugar, com 0,41% de descumprimento da legislação. Foram 716 autuações entre 173.352 locais vistoriados. Na zona norte, uma cervejaria recebeu a sanção máxima prevista e fechou por 30 dias.
As regiões do Estado com os menores índices de desrespeito à lei foram Osasco (0,03%), São João da Boa Vista (0,05%) e Presidente Prudente (0,07%).
Sobre a lei
O objetivo é combater o tabagismo passivo, terceira causa de morte evitável segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). A multa por descumprimento da Lei Antifumo é a partir de R$ 968,50 na primeira infração, dobrando em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas e, na quarta, o fechamento é por 30 dias.
Da Secretaria da Saúde e do Portal do Governo do Estado
08/07/2013
Artigos Relacionados
Em quatro anos de Lei Seca, quase 5 mil foram presos na capital
Incor sedia exposição em comemoração aos quatro anos da Lei Antifumo
Senado aprovou quase 5.500 matérias nos últimos quatro anos
Portabilidade numérica completa um ano com quatro milhões de transferências realizadas
Em três anos, Lei Antifumo beira 100% de adesão
São Paulo foi o primeiro estado a adotar lei antifumo específica