Em três anos, Lei Antifumo beira 100% de adesão
Bares e restaurantes respondem por duas em cada três multas da legislação paulista
A Lei Antifumo completa três anos nesta terça-feira, 7, com 99,7% de adesão entre os estabelecimentos vistoriados. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, bares e restaurantes respondem por duas em cada três multas aplicadas (59%) por descumprimento à legislação paulista.
Desde agosto de 2009 os agentes da Vigilância Sanitária Estadual, vigilâncias municipais e Procon-SP realizaram 726 mil inspeções e aplicaram 1.885 multas (média de 1,7 por dia). A maioria das penalidades - 88% - por presença de pessoas fumando dentro dos estabelecimentos e as demais por ausência da placa indicativa da lei.
A capital paulista lidera o ranking com o maior número de estabelecimentos multados no Estado, com 570 autuações ao longo de três anos. Em seguida está a região da Baixada Santista, com 281, e em terceiro lugar vem a região de Campinas, com 153 registros. A quarta região com mais autuações é Bauru (109) e a quinta é Mogi das Cruzes (106). Com quatro multas, Osasco ocupa a última posição da lista.
O valor da multa por descumprimento à Lei Antifumo é a partir de R$ 922 na 1ª infração, dobrando em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta o fechamento é por 30 dias. A legislação determina que os ambientes fechados de uso coletivo estejam 100% livres do tabaco.
Do Portal do Governo do Estado
08/07/2012
Artigos Relacionados
Lei Antiálcool para menores completa um ano com adesão similar à da Antifumo
Incor sedia exposição em comemoração aos quatro anos da Lei Antifumo
Lei antifumo: em quatro anos foram realizadas quase 1 milhão de inspeções no Estado
MOREIRA MENDES PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS NO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA
Adesão da Venezuela provoca mais de três horas de debates
Lei antifumo multa 1,6 estabelecimento a cada dia em SP