Lei de Acesso à Informação é conhecida por quase metade dos brasileiros, diz pesquisa



No primeiro aniversário da Lei de Acesso à Informação (LAI), o DataSenado realizou pesquisa nacional sobre transparência e acesso a informações públicas e verificou que 47,7% dos brasileiros afirmam já ter ouvido falar da nova lei. Foram entrevistadas 1.222 pessoas, em todas as regiões do país, no período de 16 a 30 de abril de 2013. A pesquisa conta com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3 (três) pontos percentuais.

Os resultados apontam que o direito de obter informações públicas, garantido pela legislação, é mais conhecido em estratos de renda mais elevados. Dentre aqueles que ganham mais de 10 salários-mínimos, por exemplo, a proporção dos que conhecem a LAI (76,9%) é maior que no grupo daqueles que não possuem renda própria (31,8%).

A LAI (Lei 12.527/2011) vigora desde maio do ano passado e estabeleceu o direito de qualquer cidadão requerer informações de interesse público, não protegidas por sigilo, a órgãos governamentais, e o direito de receber a resposta em até 30 dias corridos.

Leia a íntegra da pesquisa do DataSenado.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa indica que quase metade dos brasileiros está acima do peso

Lei de Acesso à Informação resultou em quase 17 mil pedidos em dois meses

Lei de Acesso à Informação já respondeu a quase 90% dos pedidos em três meses

Quase metade dos brasileiros se informa pela internet, diz ministro da Comunicação Social

Quase metade dos universitários do País já usou drogas ilícitas, mostra pesquisa

Lei de Acesso à Informação alcança mais de 43 milhões de brasileiros