Leilão de milho tem resultado positivo
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou o primeiro dos 12 leilões previstos do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP). Foram arrematadas 717,76 mil toneladas do total ofertado de um milhão de toneladas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, avaliou esse resultado como muito positivo. “O leilão foi um grande sucesso, com 72% vendidos e, o que é mais importante, nas principais regiões produtoras foram vendidos 100%, como norte do Mato Grosso, Paraná e Goiás”, afirmou. “É o maior desempenho de um leilão de prêmios de PEP. Pode ser aperfeiçoado, podemos chegar aos 100% com os ajustes necessários”, completou. O leilão foi realizado nesta quinta-feira (27).
Nos próximos leilões, o perfil das cotas destinadas a cada estado poderá ser modificado, a fim de adequar o valor do prêmio às distâncias, ou seja, quem estiver mais distante deve ter um prêmio maior para compensar a desvantagem logística. a questão valerá especialmente para os consumidores do Nordeste, com a inclusão da Bahia entre os estados que fornecerão milho nos próximos leilões. Ao todo, serão realizados mais 11 leilões semanais de um milhão de toneladas de milho cada, informou o ministro.
Ao final, 12 milhões de toneladas serão retiradas do mercado. Com isso, a tendência é o equilíbrio do setor, com a criação devantagens para todos os elos da cadeia produtiva, especialmente para o produtor, que obterá melhoras em sua comercialização.
Fonte:
Minsitério da Agricultura]
Saiba mais sobre agricultura e pecuária no Portal Brasil.
15/07/2010 00:59
Artigos Relacionados
Leilão negocia 407 mil toneladas de milho
Leilão comercializa 73,3 mil toneladas de milho
Leilão de Pepro de milho irá negociar 800 mil toneladas
Novo leilão negocia 390 mil toneladas de milho
Governo realiza primeiro leilão de milho do ano
Conab faz leilão de prêmio de escoamento de milho