Leilão de troca de arroz socorre países atendidos pela ONU



Nos próximos dias 24 e 25, segunda e terça-feira, respectivamente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará leilões de troca de arroz em casca a granel por arroz beneficiado.

O produto será doado a seis regiões em situação de insegurança alimentar - Síria, Jordânia, Cisjordânia, Gaza, Lìbano e Nicarágua – por meio do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA).

A medida segue a Lei 12.429, de 20/06/2011, que autoriza o governo federal a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional.

A lei atribui ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) a incumbência de definir os quantitativos e os destinatários das doações. A Nicarágua receberá 600 toneladas, a Síria 1.225 t, Jordânia 23,3 t,  CisJordânia 225,7 t, Gaza 3.536 t  e o Líbano 397,7 toneladas.

As operações de troca de arroz serão feita por meio leilões eletrônicos, conforme especificado nos avisos publicados no site. O produto beneficiado deverá ser entregue no porto de Rio Grande (RS), no caso da Nicarágua, até 25 de março, e nos demais países, até 15 de abril, embalado em sacaria de propileno, com capacidade para acondicionar 50 kg.

Esta é a primeira participação do governo brasileiro no PMA em 2014. Nos últimos anos, a Conab atuou em doações para países da África, Ásia e América Central, com o envio de produtos como arroz, feijão, milho e leite em pó.  (Raimundo Estevam/Conab)

Fonte:
Companhia Nacional de Abastecimento



20/02/2014 15:16


Artigos Relacionados


Operações de troca de arroz garantem ajuda humanitária

Leilão de arroz irá negociar 70 mil toneladas

Conab vai realizar nesta semana leilões de café e troca de arroz

Brasil realiza troca de arroz para ajuda humanitária internacional

Leilão da Conab inclui contratos de opção de arroz

Leilão negocia mais de 340 mil toneladas de arroz, trigo e sisal