Operações de troca de arroz garantem ajuda humanitária



Foram realizados, nesta quinta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cinco leilões de troca de arroz que permitirão o envio de 5.751 toneladas do cereal para países que abrigam refugiados e que enfrentam situações de insegurança alimentar e nutricional.

Gaza receberá a maior quantidade do produto (3.536 t), seguida de Síria (1.226 t), Líbano (397,7 t), Jordânia (366 t) e CisJordânia (225,7 t). O valor total da operação foi de R$ 10,785 milhões e as trocas ocorreram nos municípios gaúchos de Pelotas e Santa Vitória do Palmar. 

Benefícios

A vantagem desse tipo de operação é que ela dá agilidade à entrega do produto aos outros países. Isso porque o participante oferece o arroz beneficiado e pronto para ser exportado. Em troca, ele recebe da Conab uma quantidade maior do produto "in natura". 

Como o arroz beneficiado já vem embalado e com a documentação pronta para exportação, o envio aos países necessitados ocorre mais rapidamente.

A ação da Conab cumpre a lei federal Nº 12.429, de 20/06/2011, que determina o auxílio, por parte da Companhia, a famílias internacionais que estejam em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio da doação de alimentos oriundos dos seus estoques públicos.

O órgão responsável pela definição das quantidades e destinos é o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A ação é coordenada pela Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados da Palestina (UNRWA).

Fonte:
Companhia Nacional de Abastecimento



13/03/2014 19:41


Artigos Relacionados


Brasil realiza troca de arroz para ajuda humanitária internacional

Arquivada MP de ajuda humanitária ao Paraguai

Brasil irá financiar ajuda humanitária no exterior

Brasil doa US$ 500 mil para ajuda humanitária no Japão

Brasil poderá enviar ajuda humanitária à Indonésia

No Brasil, 13 países planejam exercícios de ajuda humanitária