Leilão do governo vai negociar 500 mil toneladas de milho



Produtores de aves, suínos e bovinos, suas cooperativas e a indústria de ração serão beneficiadas com a venda de estoques públicos de milho, com concessão da subvenção econômica, por meio de leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP). A Portaria Interministerial nº 461, assinada pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fazenda e Planejamento, foi publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU).

O volume estipulado é de 500 mil toneladas (t) e o limite de até 1 mil toneladas por mês por adquirente. A medida tem o propósito de manter abastecido o mercado, especialmente nos estados do Sul e Nordeste, afetados pela estiagem, e no Norte pelas cheias, segundo o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha. A operacionalização será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao ministério.

Valor de Escoamento de Produto

O VEP é um leilão de venda de estoque público. Neste caso, o governo paga uma subvenção, chamada de prêmio, para que o produto seja escoado para uma região determinada, com dificuldade de abastecimento.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



21/05/2012 17:05


Artigos Relacionados


Leilão de Pepro de milho irá negociar 800 mil toneladas

Conab vai negociar 30 mil toneladas de milho no dia 31 de maio

Leilão de arroz irá negociar 70 mil toneladas

Leilão negocia 407 mil toneladas de milho

Leilão comercializa 73,3 mil toneladas de milho

Novo leilão negocia 390 mil toneladas de milho