Lembo encaminha à Assembléia Legislativa projeto de lei que consolida sistema de promoções da PM
Novo sistema privilegia promoção por merecimento e incentiva o aprimoramento e a formação profissional dos integrantes da corporação
O governador Cláudio Lembo encaminhou, nesta sexta-feira (17/11), à Assembléia Legislativa, em regime de urgência, projeto de lei que consolida o sistema de promoções da Polícia Militar do Estado de São Paulo e adota regras e princípios únicos de acordo com as características de cada carreira (oficiais e praças).
O novo sistema privilegia a promoção por merecimento e incentiva o aprimoramento e a formação profissional dos integrantes da corporação militar. Institui o processo seletivo interno para o ingresso no Curso Superior de Polícia e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
O projeto de lei prevê a exigência da conclusão de estágio probatório para aspirante a oficial da PM e para o quadro de oficiais da saúde e de músicos e, além disso, valoriza o tempo de desempenho de funções operacionais.
Adota, também, critérios únicos para apuração de tempo de serviço para fins de promoção por antiguidade de oficiais e praças. Não traz alterações em relação ao cumprimento de tempo mínimo no posto ou na graduação, para fins de promoção, exceto ao posto de tenente coronel PM, passando a exigir, nesse caso, prazo mínimo de 12 meses no posto de major PM.
Atualmente, as promoções da PM são regidas por decreto-lei e leis diferentes. Os oficiais são promovidos com base no decreto-lei nº 13.654/1943, os praças na lei nº 3.159/1955 e os cabos e soldados na lei nº 892/2001. No decorrer dos anos, essas regras sofreram alterações legislativas, por meio de decreto-lei e leis complementares. Com o projeto de lei assinado nesta sexta-feira pelo governador do Estado, o sistema de promoções passará a adotar regras e princípios únicos.
O projeto de lei fixa quatro datas, indistintamente (atualmente são sete e com distinção), para as promoções pelos critérios de antiguidade e merecimento para oficiais e praças.
A íntegra do projeto de lei será publicada na edição da próxima terça-feira, dia 21 de novembro, do Diário Oficial do Estado de São Pa
11/17/2006
Artigos Relacionados
Executivo encaminha projeto sobre depósitos judiciais à Assembléia Legislativa
Lembo encaminha projeto de lei à Assembléia que prevê alteração do nome da Febem
Planejamento: Secretário encaminha à Assembléia Legislativa proposta orçamentária do ano 2001
Lembo participa de sessão solene na Assembléia Legislativa
Governador Cláudio Lembo recebe apoio da bancada da Assembléia Legislativa
Lembo acompanha diplomação de eleitos para cargos públicos na Assembléia Legislativa