Lembo fala sobre criação de penitenciária para estrangeiros em São Paulo
Governador falou para cônsules, durante almoço na diretoria da Faap
O governador Cláudio Lembo participou nesta quinta-feira, dia 26, de um almoço com representantes da Sociedade Consular de São Paulo na diretoria da Fundação Armando Álvares Penteado, a Faap.
Na ocasião, Lembo falou sobre a criação de uma penitenciária exclusiva para estrangeiros no Estado de São Paulo e pediu a colaboração dos cônsules. "Gostaria de recolher literaturas dos países de origem dos presos, particularmente das línguas mais complexas, espanhol e português são fáceis", destacou o governador.
Dessa forma, o governo paulista pretende fazer com que os presos estudem e tenham acesso à literatura de seus países.
"Criamos uma biblioteca para os detentos e vamos dar aulas de inglês aos funcionários e presos. Dessa forma, eles serão tratados com todos os direitos humanos", comentou o governador.
Entre os presentes no almoço, estavam o prefeito Gilberto Kassab, o presidente da Sociedade Consular de São Paulo, Juan Antonio Remedi Silva, o diretor-presidente da Faap, Antônio Bias Bueno Guillon, o diretor do Instituto de Relações Internacionais da Faap, embaixador Sérgio Amaral, o assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, embaixador Adalnio Senna Ganem, o vice-presidente da Sociedade Consular de São Paulo, Fábio Bicudo e o diretor cultural da Faap, professor Victor Mirshawka.
Penitenciária para estrangeiros
O local funcionará onde atualmente está localizada a penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva, no Sudoeste paulista, em Itaí (a 290 quilômetros da Capital).
O governo não precisou investir altos valores para a reforma, pois a penitenciária estava bem conservada. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não registra nenhum recente motim ou rebelião em Itaí.
O Estado de São Paulo tem 920 estrangeiros detidos. Destes, 7
10/26/2006
Artigos Relacionados
São Paulo terá penitenciária exclusiva para estrangeiros
Lembo assina acordo para criação do Parque Tecnológico de São Paulo
Lembo assina convênios para a Administração Penitenciária
Governador visita primeira penitenciária para estrangeiros do País
Lembo recebe presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
Lembo recebe membros do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária