Governador visita primeira penitenciária para estrangeiros do País



O presídio fica cidade de Itaí, região de Avaré, interior do Estado de São Paulo

A primeira penitenciária do Brasil, exclusivamente para estrangeiros, localizada no município de Itaí, região de Avaré (SP), recebeu neste sábado, dia 4, a visita do governador Cláudio Lembo, que esteve acompanhado do secretário estadual da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto.

O governador Lembo elogiou a estrutura do presídio e visitou inclusive as dependências que serão destinadas à videoconferência, uma medida que era desconhecida para os presos de origem estrangeira. “O secretário Ferreira Pinto fez uma experiência nova de recolher todos os presos de origem estrangeira nesse presídio. Isso inclusive facilita o acesso dos cônsules que tinham grande dificuldade de encontrar seus compatriotas presos”, disse o governador.

Ele lembrou ainda que todos estrangeiros vão para Itaí, independente dos crimes cometidos. A exceção é para criminosos considerados de alta periculosidade ou que estão no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), como é o caso do chileno Maurício Hernandez Norambuena, que comandou o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2002, e está preso em uma penitenciária de segurança máxima no interior paulista. E ainda para estrangeiras detidas no Estado, que continuarão distribuídas nos presídios femininos do sistema penitenciário paulista.

Localizada a 290 quilômetros da Capital, a penitenciária denominada Cabo PM Marcelo Pires da Silva, tem capacidade para 900 presos, 792 em regime fechado e 108 em regime semi-aberto. Entrou em funcionamento e

11/04/2006


Artigos Relacionados


Inaugurada em Minas Gerais a primeira penitenciária privada do País

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal visita o País na sexta-feira (18)

São Paulo terá penitenciária exclusiva para estrangeiros

Lembo fala sobre criação de penitenciária para estrangeiros em São Paulo

Suplicy relata visita à Penitenciária de Araraquara, depredada durante rebelião

Governador nomeia 69 servidores da Secretaria de Administração Penitenciária