Lembo participa da posse de Miguel Reale Júnior na Academia Paulista de Letras



Novo membro da APL aproveitou a ocasião para lançar mais um livro

O governador Cláudio Lembo participou na noite desta quinta-feira, dia 26, da posse do jurista Miguel Reale Júnior que assumiu uma cadeira na Academia Paulista de Letras (APL), na Vila Buarque, centro da Capital.

O jurista Miguel Reale Júnior passa a ocupar a cadeira de número 2, vazia desde a morte do professor Miguel Reale. Durante a cerimônia, Lembo - presidente honorário da APL, passou as mãos de Reale Júnior o colar dos imortais.

Em seu discurso, o governador ressaltou a importância da APL para a preservação dos costumes da sociedade. “Nós estamos perdendo a identidade nacional. Esta Academia é que preserva o passado, a nossa cultura e a dignidade de nosso povo. Estar aqui é uma alegria imensa, porque sei que São Paulo preserva suas longas e notáveis tradições”, observou o governador.

O mais recente ocupante da APL é professor titular da Faculdade Direito da USP desde 1987. Ele preside a Associação Brasileira de Professores de Ciências Penais há dois anos; é membro do conselho jurídico da Fiesp (Federação das Industrias do Estado de São Paulo), do Instituto Brasileiro de Ciências Penais, da Academia Brasileira de Ciências Criminais e do Instituto Brasileiro de Filosofia. Em 2002, Miguel Reale Júnior foi ministro da Justiça no governo Fernando Henrique e secretário de Segurança Pública de São Paulo nos anos de 1983 a 84.

No discurso de posse, Miguel Reale Júnior recordou do currículo de seus antecessores na cadeira. Ele falou, ainda, sobre sua perspectivas para o futuro. “Pretendo estar nesta trincheira em favor da pessoa humana. Quero ressaltar o valor de justiça que é aquilo que nos move em prol do bem comum”, comentou.

Já o presidente da APL, Ives Gandra Martins, destacou o currículo de Miguel Reale e também dos encontros com o professor nas reuniões às quintas-feiras. “A Academia hospedou grande figuras da história de São Paulo e o Miguel Reale foi um deles. Era muito bom tê-lo aqui com suas idéias instigantes que eram defendidas sempre com muita humildade. A cadeira deixada por ele não poderia ser ocupada

10/26/2006


Artigos Relacionados


Lembo participa da cerimônia de posse de José Nalini na Academia Paulista de Letras

Lembo participa do lançamento de livro na Academia Paulista de Letras

Lembo participa da cerimônia de posse de Celso Lafer na Academia Brasileira de Letras

Renan participa da posse de ministro do STJ na Academia Brasiliense de Letras

Governador Cláudio Lembo toma posse na Academia Paulista de Educação

Marco Maciel toma posse na Academia Brasileira de Letras