Marco Maciel toma posse na Academia Brasileira de Letras
O senador Marco Maciel (PFL-PE) tomou posse nesta segunda-feira (3) na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele ocupa agora a cadeira nº 39, vaga desde a morte do jornalista Roberto Marinho, em agosto do ano passado. "É uma honra e uma grande responsabilidade. Sucedê-lo é uma questão formal, substituí-lo é impossível. Não nos esqueçamos que, além da sua dimensão como escritor, jornalista e empresário, ele foi sempre um grande incentivador das artes e da cultura brasileiras. A moderna dramaturgia, a música e a competente linguagem audiovisual que o Brasil desenvolveu devem muito ao dr. Roberto Marinho", disse Marco Maciel em seu primeiro discurso na ABL, que, como de praxe, homenageou o antigo ocupante da cadeira.
O senador é o 22º pernambucano a ocupar uma cadeira na ABL. Professor de Direito Internacional na Universidade Católica de Pernambuco, autor de quatro livros sobre política e educação e com extensa carreira política, Maciel foi vice-presidente da República por duas vezes. Também foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro da Educação, deputado federal e estadual, governador de Pernambuco e senador por três legislaturas.
Maciel tem predileção por dois temas: educação e governabilidade.
- A educação é, ainda hoje, a grande questão brasileira, sobretudo em função da revolução das tecnologias da informação, o que levou Norberto Bobbio a dizer que "o mundo vai se dividir entre os que sabem e os que não sabem". Já a governabilidade pressupõe a realização de reformas políticas voltadas para melhorar o desempenho das instituições democráticas - disse o senador.
03/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel comenta posse de Luiz Paulo Horta na Academia Brasileira de Letras
Marco Maciel registra posse de Celso Lafer na Academia de Letras
Marco Maciel registra a posse de Marly Mota na Academia Pernambucana de Letras
ACM homenageia Marco Maciel, novo imortal da Academia Brasileira de Letras
José Jorge anuncia eleição de Marco Maciel para a Academia Brasileira de Letras
Marco Lucchesi é eleito membro da Academia Brasileira de Letras