LEONEL EXALTA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO PASSAPORTE PARA A GLOBALIZAÇÃO
Ao manifestar sua preocupação com o crescente desemprego no país, o senador Leonel Paiva (PFL-DF) afirmou hoje (dia 28) que o único instrumento que governo e sociedade podem usar é enfatizar a educação, em especial o ensino profissionalizante. "Os empregos de tarefas repetitivas estão se tornando obsoletos. As empresas necessitam de trabalhadores capazes de se adaptar a novas tecnologias e com iniciativa própria para propor soluções", destacou.
Para Leonel, o governo já se conscientizou da importância de aperfeiçoar o ensino médio e profissionalizante, para que não continue a ser um mero corredor para a universidade. "Sabemos que muitos profissionais formados em universidades, em cursos de alto custo para o Estado ou seu próprio bolso, vão trabalhar em áreas completamente distintas de sua especialização."
Por esses motivos, disse o senador, a iniciativa do governo de lançar o Proep (Programa de Expansão da Educação Profissional) tem por objetivo reformar a educação profissionalizante, adequando-a às novas demandas do mercado de trabalho e exigências da moderna tecnologia. Lembrou que os recursos para o programa são da ordem de 500 milhões de dólares, sendo metade proveniente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a outra metade do MEC e do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador)".
A meta, frisou o senador, é obter 240 mil vagas nos cursos técnicos, em contraposição às atuais 100 mil por ano e, principalmente, assegurar que 70 por cento dos diplomados sejam efetivamente aproveitados pelo mercado de trabalho. "As empresas que contratam jovens formados no 2º grau já não precisam de especialistas em funções e tarefas descartadas pelo avanço tecnológico. Elas precisam de gente com desenvolvimento da capacidade de 'aprender a aprender' e sólida formação geral", enfatizou.
Leonel afirmou que a iniciativa do governo vem ao encontro da opinião pública brasileira. "Em pesquisa realizada em 1996, 90%dos entrevistados opinaram que os cursos profissionalizantes deveriam ser adotados a partir da 5ª série do 1º grau. Um resultado surpreendente em relação à tradição brasileira de priorizar a universidade e o diploma superior. Mas demonstra bem a preocupação crescente da população com a dificuldade de obtenção de emprego para aqueles que deixam os bancos escolares".
29/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
LEONEL PAIVA EXALTA MP QUE FACILITA CRIAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Dilma afirma que educação é passaporte para futuro do Brasil
Educação é o passaporte para o futuro do Brasil, afirma presidenta Dilma
Ana Rita exalta importância do cooperativismo para o desenvolvimento
Delcidio exalta importância da Petrobras para o país
Dilma afirma que royalties do petróleo são passaporte do Brasil para educação de qualidade