Leonel Pavan pede duplicação da BR-101 no sul de Santa Catarina



Os buracos, acostamentos defeituosos, desníveis de pista e ultrapassagens perigosas tiraram a vida, somente no ano passado, de 116 pessoas no trecho não duplicado da BR-101 que corta Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Ao longo dos últimos sete anos, foram 914 mortes. Estas estatísticas foram fornecidas pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC), que na tarde desta terça-feira (11) pediu ao governo federal agilidade no início das obras de duplicação do trecho da estrada que liga os municípios de Palhoça (SC) e Osório (RS).

Segundo o senador por Santa Catarina, a obra deveria ter começado em 2001, mas alguns obstáculos ambientais impediram o seu início. Ele acrescentou que, no ano passado, em junho, resolvidos os problemas, os editais foram lançados. Em setembro, porém, prosseguiu Pavan, o Tribunal de Contas da União (TCU) paralisou a concorrência, apontando supostas irregularidades no edital. Depois das alterações feitas, a obra foi liberada em dezembro.

- Com a posse do novo governo federal, a duplicação, ao que parece, deixou de ser a prioridade anunciada durante a campanha eleitoral em território catarinense, já que o ministro dos Transportes, Anderson Adauto, anunciou a suspensão de 60 licitações para obras em rodovias em todo o país, inclusive a BR-101 Sul, sob a alegação de analisar -possíveis irregularidades e priorizar as obras de recuperação da malha viária- - afirmou Leonel Pavan.

Além do grande número de pessoas que estão perdendo a vida em função das más condições da estrada, Pavan destacou que a economia da região sul de Santa Catarina, de acordo com números publicados recentemente pela imprensa do estado, perde quase R$ 900 milhões por ano. Estudo da Associação Comercial e Industrial de Criciúma, acrescentou o senador, mostra que se a rodovia fosse duplicada, a região teria condições de se tornar o segundo pólo econômico de Santa Catarina em cinco ou dez anos.

Em aparte, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), apesar de concordar com a importância da duplicação da BR-101, apoiou a medida tomada pelo governo federal de suspender o início de várias obras para analisar se há irregularidades. Ela também registrou que até o dia 31 desse mês o Ministério dos Transportes deverá ter uma posição sobre o assunto.

Já o senador Flávio Arns (PT-PR) destacou que a BR-101 é importante não apenas para Santa Catarina, mas para toda a região Sul do Brasil. Ele opinou que a realização da obra possibilitará a inclusão social de muitas pessoas através da geração de empregos e da criação de bases para o desenvolvimento. Leomar Quintanilha (PFL-TO) falou que Tocantins também enfrenta problemas na sua malha viária. Ele citou o caso da BR-153, conhecida como Belém-Brasília, cujo trecho que liga os municípios de Miranorte e Presidente Kennedy está em condições precárias.



11/03/2003

Agência Senado


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