Levantamento aponta para estabilização das internações nos casos do diabetes
Avanço se deve à ampliação do acesso a medicamentos gratuitos e a melhoria e expansão dos cuidados da Atenção Básica
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde divulga levantamento que aponta para estabilização das internações decorrentes da doença. Foram registradas, em média, 72 mil hospitalizações nos primeiros semestres dos últimos anos (2010 a 2012). Avanço se deve à ampliação do acesso a medicamentos gratuitos e a melhoria e expansão dos cuidados da Atenção Básica. As ações foram apresentadas nesta terça-feira (13), em Brasília.
Em fevereiro de 2011, o Ministério da Saúde passou a oferecer medicamentos gratuitos para o tratamento do diabetes por meio da ação Saúde Não Tem Preço. Desde o início da gratuidade, 4,1 milhões de pessoas foram favorecidas. O número de atendimentos saltou de 306 mil em janeiro de 2011 para 1,4 milhão em outubro de 2012, o que representa aumento de 370% dos beneficiados. “Com ampliação do acesso ao medicamento gratuito temos impacto direto no número de internações por diabetes”, afirmou Alexandre Padilha.
O levantamento também revela uma estatística preocupante: a doença mata quatro vezes mais do que a Aids e supera o número de vítimas do trânsito. Em 2010, 54 mil brasileiros morreram em decorrência do diabetes, enquanto 12 mil óbitos foram ocasionados pelo vírus HIV e 42 mil mortes foram registradas por acidentes de trânsito em todo País.
Esse número seria ainda maior, se considerado que o diabetes age como fator de risco para várias outras doenças - como câncer e doenças cardiovasculares, por exemplo. O diabetes esteve, em 2010, associado a outras 68,5 mil mortes – o que totaliza 123 mil pessoas mortas direta ou indiretamente.
Em 2011, o governo federal lançou o Plano de Ações para Enfrentamento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que inclui medidas para redução de casos e de mortes provocadas pelo diabetes. O plano prevê a queda de 2% ao ano das mortes prematuras por doenças crônicas a partir da melhoria de indicadores relacionados ao álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, fatores de risco para o diabetes.
14/11/2012 12:59
Artigos Relacionados
Levantamento aponta para uma safra de grãos de 195 mi de toneladas
Levantamento aponta satisfação da população com as Unidades de Saúde
Levantamento aponta que pelo menos 87 magistrados estão sob ameaça
CPTM: Levantamento aponta queda no vandalismo entre janeiro e julho
Agricultura: 4º levantamento da safra paulista aponta crescimento na produção de grãos
Agricultura: Levantamento da safra paulista aponta crescimento na produção de grãos