Líder dos trabalhadores da Varig fala nesta quarta-feira à CI



O presidente da Associação dos Pilotos da Varig e representante da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), comandante Élnio Borges Malheiros, participa nesta quarta-feira, às 10h, de audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). O comandante deverá falar sobre a venda da companhia aérea e sobre declarações de Denise Abreu, ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que aponta tráfico de influência e pressões da Casa Civil da Presidência da Republica para apressar a negociação da Varig.

Denise Abreu, que falou à CI em 11 de junho, afirmou ter sido questionada pela ministra Dilma Rousseff sobre documentos exigidos pela então dirigente da Anac aos sócios do fundo Matlin Patterson, responsável pela compra da Varig. A ex-diretora também afirmou ter sofrido pressão do escritório de Roberto Teixeira, que intermediou a venda da Varig. O advogado é compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em depoimento à CI no mesmo dia, Milton Zuanazzi, ex-presidente da Anac, afirmou que as manifestações da Casa Civil à época refletiram apenas "a vontade do governo em salvar a Varig". Compartilhando da mesma opinião de Zuanazzi, o ex-diretor da Anac Leur Lomanto e o ex-procurador da autarquia João Ilídio de Lima Filho negaram ter recebido qualquer pressão para facilitar a venda da companhia aérea.

Ainda sobre o assunto, a CI ouviu no último dia 3 Marco Antônio Audi, um dos sócios brasileiros do fundo que comprou a Varig. O empresário também negou qualquer interferência do presidente Lula ou da ministra nas negociações envolvendo a Varig. No entanto, Audi confirmou que Roberto Teixeira usava o nome do compadre "para abrir portas" no processo de venda da companhia.

Conforme observou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), autor do requerimento propondo a audiência com o comandante Élnio Malheiros, o representante dos trabalhadores da Varig poderá fornecer informações que ajudem a esclarecer as contradições existentes sobre o caso. A CI também deverá convidar a falar aos senadores, em data ainda a ser agendada, Lap Wai Chan, sócio estrangeiro do fundo Matlin Patterson, além de Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, advogados e sócios do escritório de Roberto Teixeira.



08/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líder do governo confirma a votação do PNE nesta quarta-feira

CAS vota nesta quarta-feira projetos sobre saúde e trabalhadores

Correios informam que negociação com trabalhadores em greve continua nesta quarta-feira

Trabalhadores de Belo Monte devem voltar ao trabalho nesta quarta-feira (2)

Nova versão do Fala Exportador entra em funcionamento nesta quarta-feira (1)

Eliseu Padilha fala à Comissão de Infra-Estrutura nesta quarta-feira