Líder quer ver o Brasil à frente da luta pela preservação da democracia na América Latina



Pela liderança do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) aconselhou nesta sexta-feira (23) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dar o exemplo e colocar o Brasil no eixo principal na luta pela preservação da democracia na América Latina. Ele fez o comentário ao voltar a criticar as constantes posições que considera antidemocráticas adotadas pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

- Não entendo como aceitaram o ingresso da Venezuela no Mercosul, uma vez que a cada dia que passa o governo de Hugo Chávez atenta contra os princípios democráticos e caminha em direção à ditadura -afirmou Arthur Virgílio.

Desculpa

Arthur Virgílio também leu carta do embaixador da Bolívia no Brasil, Felipe Tredinnick, endereçada ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros, na qual apresenta "desculpas" em razão de o presidente da Bolívia, Evo Morales, não ter visitado o Legislativo brasileiro, quando de sua recente visita ao país. Arthur Virgílio foi um dos primeiros parlamentares a criticarem a conduta de Evo Morales.

- Apesar da carta com o pedido de desculpas, não arredo o pé de minhas críticas, por entender que Evo Morales perdeu uma grande oportunidade de prestar homenagens ao Poder Legislativo de uma nação amiga. A ausência de Evo Morales representa um gesto de desapreço aos legislativos- afirmou o senador, que criticou "o nível de amadorismo da diplomacia boliviana".

Arthur Virgílio também leu matérias jornalísticas que alertam, principalmente, para o aumento do desemprego no país, com destaque para os jovens que ingressam no mercado de trabalho ano a ano; para o aumento das importações, que sacrifica, na visão dele, a indústria nacional; bem como para o Programa de Aceleração Econômica (PAC) que, de acordo com alguns veículos de comunicação, como observou o senador, pode ser "o início da perda do equilíbrio fiscal do governo Lula".



23/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra destaca força da democracia no Brasil e na América Latina

Exposição resgata a história da luta pela democracia no Brasil

Sérgio Guerra destaca reafirmação da democracia na América Latina

HARTUNG DIZ QUE VITÓRIA DE LAGOS FORTALECE DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA

Corina denuncia ataque à democracia na Venezuela e pede solidariedade da América Latina

Países da América Latina devem buscar a democracia de forma intransigente, diz Heráclito