Líderes governistas querem acordo para decidir presidências das comissões



A regra da proporcionalidade partidária deverá orientar a escolha dos presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes para que não haja disputa desses cargos no voto. A tese prevaleceu entre os líderes aliados que se reuniram, na manhã desta terça-feira (15), com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O ponto da discórdia nesse processo era a concorrência entre PT e PSDB pelo comando da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Pelo critério da proporcionalidade estabelecido pela Mesa do Senado, caberia ao PSDB a terceira escolha de presidência. Partidos com a primeira e a segunda maiores bancadas no Senado, respectivamente, o PMDB optou por presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), enquanto o PT já manifestou seu interesse pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Ao sair da reunião na liderança do governo, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), já admitia analisar uma alternativa à CI, como a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). De qualquer modo, disse que só fecharia posição após discutir o assunto com a bancada petista - a reunião está marcada para hoje às 13h - e com os líderes partidários do bloco de apoio ao governo, formado por PT, PR, PDT, PSB, PCdoB e PRB.

- Vamos analisar o que vai estar disponível - comentou Humberto Costa, confirmando que poderá pleitear a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para o PDT - o provável indicado seria o senador Acir Gurgacz (RO) - e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para o PSB - a escolha recairia sobre o senador Rodrigo Rollemberg (DF).

Ao final do encontro, tanto Jucá quanto o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), apostavam em um entendimento que preservasse a regra da proporcionalidade partidária e descartasse a escolha dos comandos das comissões no voto. Também acompanharam essa negociação os líderes do PCdoB, Inácio Arruda (CE); do PTB, Gim Argello (DF); e do PP, Francisco Dornelles (RJ), além do senador Valdir Raupp (PMDB-RO).



15/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes em busca de acordo para as presidências de comissões

Líderes definem indicações para as presidências das comissões

Sarney convoca reunião de líderes para as 18h para definir escolha das presidências de comissões

Líderes partidários fazem reuniões para decidir presidentes das comissões

Líderes devem decidir nesta terça como será eleição para as comissões

Líderes fecham acordo para composição das comissões