Líderes partidários fazem reuniões para decidir presidentes das comissões
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reúne, às 10h30, a liderança da base aliada para discutir a composição das comissões permanentes, em especial a presidência dos colegiados. O assunto também será tratado pela bancada do PT, que se reúne às 13h, e pelos senadores do PSDB, às 14h30.
Com o maior número de senadores, PMDB e PT têm prioridade para escolher as comissões que querem presidir. O PMDB ficou com a Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e o PT almeja comandar a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Até o momento, no entanto, só a composição da CCJ está concluída, tendo o senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE) como presidente e José Pimentel (PT-CE) como vice. O PT indicou Delcídio Amaral (PT-MS) para a CAE.
O PSDB, que tem a terceira maior bancada, escolheu presidir a Comissão de Serviço de Infraestrutura (CI), mas a presidência do colegiado também estava sendo disputada pelo Partido dos Trabalhadores. Por falta de acordo, a CI deverá ficar mesmo com o PSDB, conforme prevê o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).
Também o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) acredita nesse desfecho. Já Marisa Serrano (PSDB-MS), cotada para assumir a presidência da CI, disse que a decisão será tomada na reunião da bancada nesta tarde. Ela não descarta a possibilidade de o PSDB ceder a presidência da CI para ficar à frente de outras duas comissões.
Mínimo
Na reunião que fará com os líderes da base do governo (PT/PR/PDT/PSB/PCdoB/PRB), Jucá também deve tratar da definição do valor do salário mínimo. A proposta (PL 382/11) que fixa o mínimo em R$ 545 está na Câmara e deve ser votada nesta quarta-feira (16), sendo em seguida enviada para exame do Senado. O projeto também estabelece uma política de valorização do piso salarial até 2015.15/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Líderes partidários reúnem-se na terça-feira para discutir comissões
Reuniões de líderes da Câmara e do Senado com presidentes visam à construção de uma agenda conjunta para o Parlamento
Secretaria de Comissões divulga agenda das reuniões desta quarta-feira para eleição de presidentes
Logo após a posse, líderes partidários indicam integrantes das comissões permanentes
Líderes governistas querem acordo para decidir presidências das comissões
Vídeo | Presidentes de comissões querem mudar cronograma de reuniões para valorizar trabalho e aumentar participação