Líderes indígenas do Brasil e do exterior acendem fogo sagrado dos Jogos Verdes da Rio+20



400 índios de 20 etnias nacionais participam das competições


Líderes indígenas do Brasil e de países americanos abriram na tarde de quarta-feira (13) os Jogos Verdes Indígenas da Kari-Oca na Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Rio+20, com o acendimento do fogo sagrado, na cerimônia do Fogo Ancestral.

Dois pajés do Canadá, um dos Estados Unidos, um da Guatemala e um do México, além de líderes espirituais brasileiros das etnias Guarani, Terena e Kaiapó, participaram da cerimônia, realizada no mesmo local da Eco-92, há 20 anos. No ritual, o fogo significa a luz que ilumina os caminhos e a fumaça que limpa o ar das coisas ruins.

“O fogo significa o nascimento de todos os esportes do mundo. É um processo espiritual de um encontro baseado na contemplação de toda forma de vida”, explicou o presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena. 

A competição começa nesta quinta-feira (14) e vai até 22 de junho, com a participação de 400 índios de 20 etnias nacionais. Os Jogos Verdes Indígenas tem o apoio dos ministérios do Esporte e da Cultura, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da prefeitura do Rio de Janeiro. Essa edição é uma versão reduzida dos Jogos dos Povos Indígenas, organizados a cada dois anos.


Os índios participam de debates sobre economia verde

Índígenas de 20 etnias das Américas e da Ásia estão preocupados com a preservação de suas terras e com a forma como essas populações serão inseridas no desenvolvimento da economia verde. Na avaliação do articulador na conferência, Marcos Terena, os povos já manifestaram o receio de que os recursos naturais se misturem com a lógica da economia formal. “Nós não concordamos com isso e é preciso que a economia verde não seja apenas um slogan ou argumentos teóricos, já que, no nosso ponto de vista, a pobreza não está nas comunidades indígenas, e sim, na modernidade e nos grandes centros urbanos”, destacou.

Ao final das discussões, que vão durar três dias, será elaborado um documento com sugestões a ser entregue aos chefes de Estado que estarão reunidos na conferência.



Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização

Visite a página da Conferência Rio+20 no Facebook

Siga o perfil da Rio+20 no Twitter

Veja vídeos sobre a Rio+20 aqui

Leia edição especial da Revista Brasilis sobre a Rio+20

 

Leia mais:

Jogos Verdes Indígenas vão começar nesta quinta-feira (14) 

Pedra fundamental de aldeia indígena da Rio+20 será lançada nesta quinta (24)

Brasil quer apresentar Jogos dos Povos Indígenas a participantes da Rio+20

 

Fonte:

Ministério do Esporte



14/06/2012 18:00


Artigos Relacionados


Jogos Verdes Indígenas vão começar nesta quinta-feira (14)

Jogos indígenas no Brasil reúnem representantes de 19 países

Brasil quer apresentar Jogos dos Povos Indígenas a participantes da Rio+20

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas estão confirmados em 2015 no Brasil

Feira vai reunir mais de três mil indígenas do Brasil e exterior

Indígenas do Brasil e do exterior debaterão questões ambientais durante a Rio+20