Jogos Verdes Indígenas vão começar nesta quinta-feira (14)
Indígenas querem mostrar seus esportes tradicionais como fonte de qualidade de vida e respeito aos valores humanos
Com o tema sustentabilidade, os Jogos Verdes Indígenas “Celebração dos Povos – Terra é Vida” vão acontecer com a presença de 400 índios brasileiros e outros 1,2 mil estrangeiros, que vão ao Rio de Janeiro para construir a Kari-Oca, espaço dedicado aos índios na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ( Rio+20). Há duas décadas, na Eco-92, os indígenas nacionais ergueram o espaço Kari-Oca na Colônia Juliano Moreira, no Campus da Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá (RJ).
Além da discussão de questões ambientais, a meta dos índios é demonstrar seus esportes tradicionais como fonte de qualidade de vida e respeito aos valores humanos.
Jogos Verdes na Rio+20
A participação desportiva brasileira na Rio +20 envolve a realização de jogos de identidade cultural na conferência, para mostrar ao mundo a riqueza indígena e o potencial de organização de megaeventos esportivos, culturais e de sustentabilidade. Desta forma, o Ministério do Esporte promoveu uma versão reduzida dos Jogos dos Povos Indígenas, com a participação de 400 índios de 20 etnias.
Além de competições esportivas e tradicionais, exposição de artesanatos e debates, na última edição dos jogos, no final o ano passado em Porto Nacional, no Tocantins, foi registrada a participação recorde de 39 etnias com a participação de 1,3 mil atletas-índios.
Modalidades
Durante os oito dias de Jogos Verdes Indígenas estão programadas competições em três modalidades esportivas: arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força. Ao longo desse período também foram incluídas demonstrações de oito modalidades tradicionais - Jãmparti, Jawari, Kagot, Kaipy, Katukayawa, Ronkrã, Tihimore e Xikunahaty - e das quatro tipos de lutas corporais Aipenkuit, Huka-Huka, Iwo e Idjassú.
Acesse a programação aqui.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Conferência Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Leia mais:
Brasil quer apresentar Jogos dos Povos Indígenas a participantes da Rio+20
Pedra fundamental de aldeia indígena da Rio+20 será lançada nesta quinta (24)
Fonte:
Ministério do Esporte
12/06/2012 18:49
Artigos Relacionados
Líderes indígenas do Brasil e do exterior acendem fogo sagrado dos Jogos Verdes da Rio+20
Jogos Mundiais Escolares começam nesta quinta-feira (28)
Senadores debatem situação de detentos indígenas nesta quinta-feira
Prazo para começar tratamento contra câncer começa a valer nesta quinta, lembra Ana Amélia
Credenciamento para jogos indígenas encerra nesta sexta (1º)
Senado deverá começar a destrancar a pauta nesta terça-feira