Líderes não conseguem acordo sobre criação da Câmara de Medicamentos



Os líderes partidários ainda não conseguiram chegar a um acordo que permita a votação do projeto de lei de conversão (PLV nº 23/2003) à medida provisória que cria a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), além de definir normas para o setor farmacêutico. O projeto volta à pauta nesta quarta-feira (3) e, enquanto isso, continuam aguardando análise outras quatro matérias, inclusive proposta de emenda à Constituição que trata da organização dos municípios.

A medida provisória que cria a Câmara de Medicamentos estabelece que o ajuste dos preços dos remédios fixado para março de 2004 será baseado no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aplicado sobre os preços praticados em 31 de agosto de 2003. Para os anos seguintes, o ajuste será baseado em um modelo de teto de preços.

Conforme argumentos do relator da medida na Câmara dos Deputados, Eduardo Campos (PSB-PE), a intervenção estatal se justifica porque o setor de medicamentos trabalha com mercadorias essenciais à população, apresentando elevado interesse do ponto de vista social. O deputado lembra ainda que estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) evidencia que os gastos com saúde são o quarto grupo mais volumoso das despesas de consumo - os maiores são, nesta ordem, habitação, alimentação e transporte. Além disso, são considerados dispêndios regressivos, ou seja, têm maior impacto sobre as famílias mais pobres.

-Os gastos com medicamentos dos 10% mais pobres da população representam, em média, quase um terço do rendimento dessas famílias-, afirma o deputado em seu relatório.



02/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes não chegam a acordo sobre índice de reajuste de aposentadorias, informa Agência Câmara

Líderes partidários do Senado e da Câmara buscam acordo para a votação do Orçamento de 2008

Senadores não conseguem fechar acordo para rever ações de combate ao desmatamento

Líderes chegam a um acordo sobre vetos

Líderes fecham acordo sobre votações da semana

Palocci e líderes chegam a acordo sobre Cofins